Banner topo – Rede Brasil Aluguel de Carros Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Armazém do povo BAnner Governo do Estado
Rede Brasil

Alegrete do Piauí | Técnica de enfermagem de 51 anos é a primeira pessoa vacinada contra a covid-19

em 19 de janeiro de 2021

O município de Alegrete do Piauí recebeu nesta terça-feira, 19 de janeiro, as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 – Coronavac.

Os imunizantes chegaram às 13h30min na cidade vindos da base Regional de distribuição em Fronteiras, sendo escoltados pela Polícia Rodoviária Federal e pelo Grupamento da Polícia Militar. No município, as primeiras 30 doses foram recebidas pela prefeita Lila Alencar e pela Secretária de Saúde Anna Carla Bezerra.

Conforme determina o Plano Nacional de Imunização, nesta etapa, as vacinas serão destinadas aos profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus e a idosos com mais de 75 anos de idade.

Em Alegrete do Piauí, a primeira dose foi aplicada na técnica de enfermagem de 51 anos, Maria Luzimar de Sousa Lima, em um posto de Saúde na sede do município.

Técnica de enfermagem, Maria Luzimar

Logo após ser vacinada, a técnica de enfermagem alegretense, Maria Luzimar, relatou a equipe do Piauí em Foco a sensação de participar deste importante momento  no combate a Covid-19:

“Foi uma honra muito grande, de ser a primeira pessoa que faz parte do quadro da saúde a receber a vacina. Desde o início da pandemia atuo na linha de frente da Covid-19 e graças a Deus até aqui não fui contaminada pelo vírus, é muito gratificante! Agradeço a Deus, a minha equipe, e a Secretaria Municipal de Saúde. A gente esperou com muita ansiedade a chegada dessa vacina, e graças a Deus deu tudo certo.” Disse a técnica de enfermagem.

As vacinas foram produzidos pelo instituto Butantã de São Paulo em parceria com o laboratório Sinovac, as doses percorreram mais de 3.000 mil quilômetros desde quando a vacina foi aprovada pela Anvisa no último domingo, 17.

O Estado de São Paulo realizou a imunização da primeira brasileira, a enfermeira Mônica Calazans. Logo após, no decorrer desta segunda-feira, 18, as doses foram distribuídas para os demais estados do Brasil.

Secretaria de Saúde Anna Carla Bezerra

Bastante emocionada, a Secretaria de Saúde Anna Carla Bezerra falou aos presentes e destacou a esperança que representa a vacina para a Covid-19. A Secretária também agradeceu a toda equipe de trabalho que compõem a pasta da Saúde no município:

“Quando tudo isso começou, foi tudo muito novo, tivemos que unir as nossas equipes e hoje passou um filme na minha cabeça, desde o dia em que fizemos a primeira testagem. Como não sabíamos lidar com um inimigo invisível, a primeira coisa que fizemos foi nos dar as mãos e orar e se apegar com Deus. Até aqui o senhor esteve conosco, e finalmente agora temos uma luz no final do túnel, é uma esperança, é um início de dias melhores, eu gostaria de agradecer a Deus e agradecer a ciência. Quero agradecer também a todos os profissionais, da limpeza ao motorista, ao vigia, aos médicos, a vigilância sanitária, aos enfermeiros, aos técnicos de enfermagem. Não foi fácil, não foi fácil para quem estava na luta do dia-a-dia, então só nos sabemos a sensação de termos passado por isso e estarmos aqui hoje vivos vivendo este momento” falou a Secretária.

Prefeita Lila Alencar

A prefeita de Alegrete do Piauí Lila Alencar ressaltou com otimismo a chegada da vacina no município:

“Que bom que essa vacina chegou, nós sabemos pelo que muitas famílias da nossa cidade tem passado em consequência desse vírus. O que eu quero é que cada um de vocês da saúde continuem da forma que iniciaram, queremos continuar esse trabalho excelente na saúde, sempre fazendo o melhor pelo próximo. Obrigado a Secretária de Saúde, Anna Karla, pelo empenho e pelo trabalho, agradeço a todos os profissionais que atuaram na linha de frente. E com muita fé em Deus, dias melhores virão, para melhorar os dias de vida da nossa população e reforço vamos trabalhar com amor, trabalhar de forma humanizada, nós juntos sempre seremos mais fortes” declarou a prefeita.

Coordenadora municipal de imunização, Francilene

A técnica de enfermagem e coordenadora do programa de imunização em Alegrete, Francilene, frisou que nesta etapa apenas alguns profissionais da linha de frente no combate ao coronavírus serão vacinados. A vacinação seguirá a ordem das fases indicadas pelo Ministério da Saúde.

“Alegrete está de parabéns, em nome da gestão e de toda equipe. Só gostaria de pedir paciência para os nossos colegas de trabalho nesta primeira fase da campanha. A primeira fase será para vacinar os profissionais da saúde, e nós estamos analisando para montarmos de forma transparente um cronograma para a vacinação, a fiscalização é enorme, e iremos fazer uma campanha de vacinação segura e transparente. Existem as fases, toda a população será vacinada, mas por enquanto ainda não será para todos” disse a coordenadora, Francilene.

Coordenadora da Vigilância em Saúde, Kelia Ramos

A Coordenadora da Vigilância em Saúde, Kelia Ramos, também agradeceu a equipe que estava a frente dos trabalhos no órgão:

“Agradeço a todos da minha equipe, a gente começou recebendo os nossos munícipes de fora, em todos os horários, nas nossas barreiras de madrugada, no interior, na cidade, em rodoviária. Quando ocorreu casos positivos, seguimos fazendo o mapeamento e o acompanhamento das pessoas que tiveram contato. E ainda hoje seguimos com nosso trabalho, então não poderia deixar de agradecer a todos os membros da vigilância sanitária e epidemiológica no dia de hoje.” Disse a coordenadora da Vigilância Sanitária.

O Piauí foi o primeiro estado do Nordeste a realizar a aplicação da vacina. Na tarde de ontem, 18, o obstetra Joaquim Vaz Parente, de 75 anos, que atua há 45 anos na da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), em Teresina, foi o primeiro profissional de saúde a receber a primeira dose da coronavac.

Já na macrorregião de Picos, o município de Alegrete do Piauí foi um dos primeiros a iniciar a  aplicação da vacina. Toda a equipe da pasta da saúde, sobretudo os que atuam na linha de frente de combate a pandemia, estão preparados para receberem os imunizantes. Estiveram presentes na ocasião o presidente da Câmara Municipal, vereador Claudito Rodrigues (Cláudio do Miltom), e os vereadores Leonardo Costa, Bel Ramos, Luís Carlos e Erasmo Lima.

Veja imagens!

Prefeita Lila Alencar

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.