Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Governo do Estado – Mãos higienizadas Banner topo – Armazém do povo Banner topo – governo do Estado – Economia com responsabilidade Banner topo – governo do Estado – Máscaras Banner topo – Rede Brasil Aluguel de Carros
Rede Brasil

PADRE MARCOS| Vereadores aprovam Requerimentos e LDO de 2021 na última sessão do primeiro semestre

em 22 de junho de 2020

Na última sexta feira (19/06) os vereadores irmão Adão (PSD) presidente da Câmara, Manoel Francisco (Neli- PSD) vice-presidente, Bonifácio Dias (PSD) 1° secretário, Antônio Chiquinho (PSD) 2° secretário, Iranildo Francisco (PSD), Antônio Neto (PSD), Emanoela Conrado (PSD), Williams Macedo (PP) e GG Macedo (PP), na 31°(trigésima primeira sessão Ordinária e virtual da 14° legislatura, deliberaram sobre a LDO – projeto de lei Nº004/2020 que dispõe sobre as diretrizes orçamentarias no exercício de 2021 do município de Padre Marcos. Que foi apreciada e aprovada na primeira votação por unanimidade seguindo para a segunda votação em sessão extraordinária.

Como de costume o Presidente da Câmara Irmão Adão após iniciar pediu a leitura da ata da sessão anterior. Sessão transmitida pela página da Câmara no Facebook.

Em seguida foram apresentados os Requerimentos de n° 001 e 002/2020, do vereador Williams Macedo (PP) solicitou a construção de 2 quebra mola no povoado Riacho do Padre, sendo um próximo à casa do Senhor Cícero e outro próximo a caixa d´água com o objetivo da redução da velocidade no trafego de veículos e garantir a segurança dos moradores e pedestres, tendo em vista que o local de implantação de um quebra mola é de intensa movimentação e no segundo Requerimento solicitou a AGESPISA o retorno da taxa mínima de 10.00 mil litros no consumo de água,  já que o reservatório está cheio com as fortes chuvas deste ano. Aprovado por unanimidade.

Os vereadores Antonio Chiquinho (PSD) e Antonio Neto (PSD) conjuntamente apresentaram Requerimento n°001/2020 requerendo a limpeza de um Barreiro na localidade Barreiras, uma obra que beneficiará os moradores que ali reside no acesso a água para consumo doméstico de animais entre outras atividades da população que vive na localidade.

O vereador Iranildo Francisco de Carvalho (PSD) requisitou por requerimento de n°001/2020 a construção de uma passagem molhada ao lado da Barragem Boa Esperança especificamente na estrada que liga Padre Marcos a Simões e demais localidades da zona rural do município. Aprovado por unanimidade.

Manoel Francisco de Carvalho (PSD) solicitou no requerimento de n°003/2020 a instalação de quebra mola na estrada que liga a sede do município de Padre Marcos a cidade de Simões, precisamente no intermédio entre o cemitério e o bar de jacinto, como é popularmente conhecido e o Requerimento de n°004/2020 que na forma regimental vem requerer que após lido e aprovado, seja enviado ao poder executivo este requerimento solicitando a construção de uma quadra esportiva no antigo estadio conhecido como “O Laranjão” este último foi aprovado pela maioria, com um voto contrário do vereador GG Macedo.

O presidente da Câmara Adão José da Silva (PSD), mais conhecido como “Irmão Adão solicitou no seu requerimento de n°003/2020 a realização da instalação de quebra mola na PI-243 que liga a sede do município de Padre Marcos a cidade de Francisco Macedo, precisamente nas mediações do posto de combustível LS, assim como seja providenciada a sinalização adequada. Aprovado por unanimidade.

O vereador José Bonifácio da Silva Dias (PSD) no requerimento de n° 003/2020 solicitou melhorias como: Limpeza e terraplanagem nas ruas laterais do conjunto Habitacional José Jubelino de Macêdo, no Bairro Prefeito Vicente Oliveira Lobo na sede do município de Padre Marcos. Aprovado por unanimidade.

No requerimento de n°004/2020 o mesmo vereador vem na forma regimental, requerer que depois de ouvido o plenário, a presidência desta casa encaminhe ofício ao senhor prefeito municipal solicitando melhorias e reparos na passagem molhada do Rio das Barreiras do Libaneo na estrada que liga a cidade de Padre Marcos a Alegrete – PI. Aprovado por unanimidade.

Seguindo a ordem de inscritos para fazerem uso da fala, iniciou pelo vereador Williams Macedo (PP), Que agradeceu a Deus em primeiro lugar; ”gostaria de falar sobre os dois requerimentos 001/2020 que trata de um Quebra Molas na estrada que liga a sede do município ao povoado Riacho do Padre, atendendo a uma solicitação dos moradores que ali residem, devido ao excesso de velocidade que condutores de moto praticam naquela via, pondo em risco a segurança do transito daquele povoado. O meu segundo requerimento n°002/2020 é sobre a taxa mínima de 10.000 mil litros de agua cobrada pela AGESPISA no município de Padre Marcos que em anos anteriores devido à escassez de agua, foi reduzida para 6.000 mil litros, nós estamos solicitando que esse percentual mínimo seja novamente de 10.000 mil litros porque depois que o contribuinte passa dessa cota, é cobrado uma alíquota de certa forma até abusiva principalmente em temos de pandemia com é atualmente, estamos aqui para representar a nossa gente, boa noite a todos e Obrigado”.

Seguindo a ordem de inscritos, o vereador Iranildo Francisco (PSD) iniciou sua fala cumprimentando a todos, e disse: ” Agradecer a Deus pela oportunidade, nas últimas sessões falei aqui sobre a dificuldade das pessoas no período chuvoso fazer a travessia, não apenas na chegada da Sede do município, mais em alguns lugares no interior, de forma que a população está agradecida pelo Gestor que temos, que tem trabalhado incessantemente, de forma que temos muito a fazer mas com um sentimento de gratidão, parabenizar o Requerimento do vereador Williams solicitando a alteração da cota mínima da Agespisa, meu muito Obrigado.

O vereador GG Macedo (PP) da oposição, criticou o executivo municipal sobre os gastos que fazem frente ao Covid-19 dizendo: ”. Quero aqui dizer que não existe transparência nenhuma dos gastos do Covid-19, foi veiculado uma matéria sobre municípios aqui da região que compraram túnel de descontaminação que segundo a Anvisa não tem eficácia comprovada no tratamento do Covid-19?

Seguindo a sequência o vereador Manoel Francisco (Neli – PSD), iniciou sua fala cumprimentando a todos, e disse: ”. Quero aqui dizer que respeito o voto contrário do vereador, estamos aqui para fiscalizar e representar o povo, até no momento aquele espaço que solicitamos uma benfeitoria era um local que não apenas de hoje , mais de muito tempo a traz era conhecido por receber investimentos públicos, de forma que se soubesse que era uma propriedade particular, jamais cometeria tal ato, no demais só agradecer pela atitude do nosso presidente pela iniciativa das sessões remotas, ao nosso gestor pelo bom trabalho prestado no nosso município.

Finalizando a ordem de inscritos o vereador Bonifácio Dias (PSD) respondeu às críticas do vereador da oposição, dizendo: ”. Não é minha área, não sou da saúde, mais gostaria de pontuar alguns esclarecimentos que vem a calhar no momento, quando ouvir pela primeira vez em um túnel de desinfecção foi veiculado na mídia internacional, nacional os portais de notícias da região, na Espanha um hospital desenvolveu esse túnel, naquele momento o mundo achou uma coisa importante na luta contra o Corona Vírus, a parti de então as prefeituras, órgão públicos e privados fizeram aquisição daquele equipamento, o Nobre vereador falou sobre transparência e esqueceu de relatar que o município de Padre Marcos está entre os municípios que tem Sinal Verde na transparência de gastos com o covid-19, sobre a nota técnica da Anvisa em momento algum ela nega a eficácia do túnel de desinfecção, a Anvisa faz menção a alguma infecção de pele por alguém que use o túnel sem o EPI, a ANVISA faz orientação de desinfecção de EPI´S, nesse período de Pandemia mi diga qual órgão teve eficácia 100% na quilo que diz sobre alguma coisa relacionada ao Covid-19, até a OMS (organização mundial da saúde) diz uma coisa hoje, amanhã já diz outra, no início se falava no uso da Hidroxicloroquina hoje não se fala mais, tenho certeza que os municípios que fizeram aquisição de túnel de descontaminação, fizeram com a intenção de que seria algo que pudesse ajudar no combater do corona vírus, é algo novo. 100% só Deus, agora o que a ANVISA diz é que o túnel de desinfecção não substitui os cuidados que cada um deve ter, o que a matéria veiculada não deixa claro é que crime os municípios cometeram? As instituições a nível nacional e estadual estão fazendo aquisição deste produto, qual é o problema é por ter sido feito aquisição por uma empresa local? Talvez se fosse de uma grande empresa não tivesse problema, porque a empresa está regulamentada por órgãos competentes, o produto foi entregue, de forma que não trouce nem um dano aos cofres públicos, o que demonstra que tal matéria foi elaborada de cunho político”.

Após apresentadas as matérias do dia, a 31° sessão Ordinária foi encerrada e com um recesso de10 minutos os vereadores retornaram com a 18° sessão extraordinária da 14° legislatura para votarem em segunda vez a LDO – projeto de lei Nº004/2020 que dispõe sobre as diretrizes orçamentarias no exercício de 2021 do município de Padre Marcos. Aprovado por unanimidade.

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.