BAnner Governo do Estado Banner topo – Armazém do povo Banner Topo -Virtex Telecom
Rede Brasil

Governo do Piauí vai elaborar norma para cotas raciais em concursos públicos

em 08 de junho de 2021

O Governo do Estado acatou a recomendação expedida pelo Ministério Público do Piauí para a regulamentação da reserva de cotas para população negra em concursos públicos e processos seletivos estaduais promovidos pela administração direta e indireta, em cargos efetivos e temporários, respeitando um regramento mínimo de 20%. A recomendação foi elaborada pela 49ª Promotoria de Justiça de Teresina.

A recomendação é assinada pela promotora de Justiça Myrian Lago, titular da 49ª PJ, que atua no âmbito da defesa dos direitos humanos.

Em 17 de maio, o Ministério Público Estadual promoveu audiência com o secretario de governo do estado, Osmar Júnior, para solicitar uma posição do Executivo quanto ao atendimento da recomendação. O representante do governo informou que apresentaria a orientação dada pelo MPPI, através da recomendação, ao governador.

Na última quinta-feira, 03 de maio, o chefe da Segov informou, por ofício, à titular da 49ª PJ que o governador determinou que sejam executadas as medidas para atender a recomendação. Isto é, que sejam feitos os estudos para elaboração de norma jurídica visando atender o que dispõe a legislações sobre o assunto, como, por exemplo, o Estatuto da Igualdade Racial e a Convenção Interamericana contra o Racismo, a Discriminação Racial e Formas Correlatas de Intolerância. Esse último marco regulatório foi ratificado pelo Brasil mediante decreto da Presidência da República.

Pela recomendação, o governo do estado tem o prazo de 90 dias para elaborar a norma.


Fonte: MP-PI

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados *

*