Banner Topo -Virtex Telecom Banner Estado do Piaui Banner topo – Armazém do povo

Piauí tem duas equipes na segunda fase da Copa do Brasil pela primeira vez na história

em 20 de março de 2021

Foto: Felippe Costa

A classificação da Sociedade Esportiva de Picos para a segunda fase da Copa do Brasil garantiu dois feitos inéditos. Um para o clube, que sempre foi eliminado na primeira fase em suas participações no torneio. E um outro feito para o futebol piauiense: pela primeira vez, dois clubes do estado avançam na competição nacional no mesmo ano.

A SEP se tornou a quinta agremiação do Piauí a passar de fase na Copa do Brasil desde a sua primeira edição, em 1989. Até o ano passado, apenas Flamengo-PI (três vezes), River-PI (três vezes) e Altos (duas vezes) tinham conseguido classificação. Em 2021, 4 de Julho, que eliminou o Confiança, e Picos, que passou pelo Atlético-AC, entraram no rol dos clubes com esse feito no estado.Picos x Atlético-AC — Foto: Reprodução/Mycujoo

Picos x Atlético-AC — Foto: Reprodução/Mycujoo
 

O futebol piauiense só passou a ter dois representantes na Copa do Brasil em 1999, quando Picos e Flamengo-PI representaram o estado e caíram na primeira fase, como ocorria em todas as edições da Copa do Brasil. Mas foi o próprio Flamengo-PI que rompeu essa barreira, em 2001, ao eliminar Moto Club e Sport Recife e chegar até as oitavas-de-final, sendo superado pelo Corinthians.

Nos últimos anos, a Copa do Brasil cresceu em número de participantes, mas o Piauí se manteve com dois clubes: campeão estadual e vice, ou o vencedor da Copa Piauí, torneio hoje fora do calendário estadual. E em todos os anos, se um time piauiense conseguia a classificação para a segunda fase, o outro era eliminado.Zagueiro Caio no gol de 4 de Julho x Confiança — Foto: Fábio Lima/ge Piauí

Zagueiro Caio no gol de 4 de Julho x Confiança — Foto: Fábio Lima/ge Piauí
 

Esse tabu foi quebrado com sofrimento e dois gols no fim das partidas. Em Piripiri, o 4 de Julho só conseguiu a classificação com um gol do zagueiro Caio César, nos acréscimos. Na semana seguinte, em Picos, Raphael Freitas bateu pênalti nos minutos finais e garantiu a vaga para o Zangão.

Clubes do Piauí que passaram de fase na Copa do Brasil

  • 2001: Flamengo-PI (eliminou Moto Club e Sport)
  • 2002: Flamengo-PI (eliminou Independente-AP)
  • 2003: Flamengo-PI (eliminou Corinthians-AL)
  • 2008: River-PI (eliminou Jaguaré)
  • 2016: River-PI (eliminou Goiás)
  • 2017: Altos (eliminou CRB)
  • 2018: Altos (eliminou Atlético-GO)
  • 2020: River (eliminou Bahia)
  • 2021: 4 de Julho (eliminou Confiança) e Picos (eliminou Atlético-AC)

No mês de abril, 4 de Julho e Picos terão nova oportunidade para fazer história. O Colorado vai receber o Cuiabá, enquanto o Zangão enfrentará o Boavista-RJ, também em casa. A segunda fase da Copa do Brasil tem duelos disputados em jogo único, com datas previstas para 7 e 14 de abril. Em caso de empate no tempo normal, a classificação será definida nos pênaltis.


Fonte: GE PI

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.