Padre Marcos | Alunos que fizeram foguete com garrafa pet viajam ao RJ para Jornada de Foguetes
Jackelany Vasconcelos em 05 de agosto de 2024
Os Estudantes Seduc dos CETIs Demerval Lobão, de Angical do Piauí, e Francisco Luís de Macêdo, de Padre Marcos, viajaram, na madrugada desta segunda-feira (5), ao Rio de Janeiro, para participar da 52ª Jornada de Foguetes, em Barra do Piraí-RJ. A equipe piauiense que embarcou para o evento científico é formada por seis estudantes e dois professores para a turma 01, do Ensino Médio.
A Jornada, que ocorre no período de 05 à 08 de agosto de 2024, convidou os estudantes, cada grupo é formado por três membros, que se destacaram após construírem um foguete usando garrafa pet e soluções químicas e lançarem a mais de 100 metros de distância durante a 18ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destaca que a participação positiva dos estudantes foi resultado do trabalho desenvolvido no Seduc Olímpica. “Os nossos estudantes Seduc embarcaram para o Rio de Janeiro e irão vivenciar uma oportunidade única, com as atividades na Jornada de Foguetes, para aprimorarem suas aprendizagens sobre física, astronáutica, química e astronomia. Isso é resultado do trabalho de preparação do projeto Seduc Olímpica, uma ação completa de apoio formativo aos professores e conteúdos pedagógicos”, disse o Secretário Washington Bandeira.
A programação da 52ª Jornada de Foguetes conta com palestras e oficinas práticas sobre astronáutica, astronomia e ciências afins com astrônomos e especialistas, observação das constelações, apresentação de alunos e lançamento de foguetes numa pista de pouso.
Os estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior que participam do evento científico lançam seus foguetes feitos de papel, canudinho, garrafa pet ou de tubo de pvc e podem receber medalhas e troféus.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza o acompanhamento sistemático dos estudantes da Rede Estadual de Ensino nas mais diversas competições do conhecimento, por meio do projeto Seduc Olímpica.
Fonte: Seduc