Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Rede Brasil Aluguel de Carros BAnner Governo do Estado Banner topo – Armazém do povo
Rede Brasil

Teste mostra temperatura de 57°C no asfalto; cidades podem bater recorde de calor no PI

em 08 de outubro de 2020


Um teste com termômetro constatou uma temperatura de 57.3°C no asfalto. O teste ocorreu em um trecho movimentado da avenida Miguel Rosa, na zona Sul de Teresina, por volta das 12h45 desta quarta-feira (07), em uma área sem sombra. Nas últimas semanas, os boletins apontaram que a temperatura chegou à casa dos 40°C. Agora, a expectativa é de que cidades do Piauí registrem  recordes de altas temperaturas.

O climatologista Werton Costa comenta que atualmente o Piauí – assim como ouros estados do Brasil – vive o cenário probabilístico e matemático de atingir recordes de alta temperatura em qualquer ponto do território brasileiro.

“Nós temos que pontuar uma coisa muito importante. Climatologicamente falando, outubro é um mês quente. É o mês mais quente do ano para Teresina e boa parte dos municípios do estado do Piauí, da microrregião de Picos até o Litoral”. Cidades do Sul também registram altas temperaturas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para 176 cidades do Piauí e parte do sertão nordestino, nesta quarta-feira (07). Nessa região, incluindo Teresina, a umidade relativa do ar deve variar entre 12% e 20%, considerada umidade de deserto.

Costa explica que existe uma massa de ar seco provocando uma sensação desagradável. “Os recordes (antes eram registrados) em Picos, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, mas se observa que hoje o Piauí inteiro está quente, ou seja, o papel que a onda de calor promove é a de distribuição da homogeneização da condição térmica sobre uma área muito mais ampla daquela que ocasionalmente ocorre. Então, o recorde é possível”.

No vídeo acima, moradores de Teresina relatam a sensação de viver o “B-R-O Bró”:

Um trabalhador que presta serviço ao ar livre, nas ruas de Teresina, conta que “está muito quente. Nós estamos fazendo o possível para trabalhar e aguentar (esse calor). Nós somos piauienses fazendo o possível para viver”.

Outra trabalhadora comenta os cuidados nesse período mais quente. “A gente tem que usar protetor solar, sempre procurar sombra e beber bastante água porque o calor está muito grande. A gente tem que tentar se proteger”.


Via Cidade Verde

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.