Banner ZapNet – Topo Banner topo – Rede Brasil Aluguel de Carros Banner topo – Estado Piauí
Rede Brasil

Secretaria de Estado da Saúde promove bate-papo sobre prevenção ao suicídio

O evento é voltado aos profissionais de imprensa.

em 23 de junho de 2017

Falar sobre a prevenção do suicídio é o melhor caminho. É com esse foco que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) promove bate-papo sobre prevenção e como a imprensa pode abordar a temática.  Para isso, reúne jornalistas e profissionais de saúde a partir das 9h, deste sábado (24), no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), em Teresina.

Dados apontam que o Piauí, no período de 2010 a 2014, apresentou taxa bruta de mortalidade superior a do Brasil e do Nordeste, tendo uma tendência de crescimento. A cada 100 mil habitantes, como é padronizada a estatística, foram 7,6 mortes no Piauí. No Brasil, 5,3 e no Nordeste, 4,3.

Esses números podiam ser evitados, já que estudos apontam que mais de 90% dos casos de suicídios estão relacionados a algum tipo de diagnóstico de transtorno mental. Soma-se a isso, como fator de risco, tentativa prévia, como explica a psiquiatra Krieger Olinda, diretora técnica do Hospital Areolino de Abreu, e que vai participar do bate-papo. “Há os fatores predisponentes, dentre os transtornos mentais, os do humor (depressão e transtorno bipolar), uso de álcool e outras drogas, transtornos de personalidade (borderline), seguido por esquizofrenia”, explica Krieger.

A psiquiatra alerta que há outros fatores, como doenças crônicas, as questões de gêneros, idade e ainda os 3Ds: desesperança, desespero e desamparo, e a impulsividade.

Gisele Martins, gerente de Saúde Mental da Secretaria da Saúde, que também vai participar do encontro, enfatiza a importância da rede de proteção, que inclui família, amigos, assim como a procura por atendimento, que pode ser feita nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

Além de apresentar como prevenir o suicídio, abordando sobre valorização da vida, o bate-papo vai provocar junto aos participantes o papel da imprensa na difusão de informações, contribuindo para que pessoas que tenham algum diagnóstico mental busquem assistência, envolvendo também a família.

O evento é gratuito e será realizado no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, localizado na Av. Pernambuco, 2384, zona Norte de Teresina. Mais informações: 86 3216 3610.

ASCOM Gov. PI

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.