Banner topo – Rede Brasil Aluguel de Carros Banner topo – Governo Piauí Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Armazém do povo
Rede Brasil

Em Padre Marcos, Assistência Social realiza XI Conferência Municipal com o tema “Direito do povo, com financiamento púbico e participação social

em 25 de setembro de 2019

Na manhã desta terça-feira (24), na sede da Câmara Municipal de Vereadores em Padre, a Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Conselho Municipal de Assistência Social, realizou a XI Conferência Municipal de Assistência Social de Padre Marcos.

Com cunho democrático, o evento trouxe para debate a temática “Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social, onde os presentes puderam analisar, propor e deliberar com base na avaliação local as diretrizes para gestão do financiamento do Sistema Único da Assistência Social – SUAS.

Na ocasião de abertura, as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, de 5 aos 8 anos de idade, apresentaram a peça ‘Respeitando as diferenças’, coordenada pela monitora do SCFV, Josivânia Carvalho.

Os eixos temáticos, constados no regimento interno da Conferência foram: 1 – Assistência Social e Direito do Povo; 2: Financiamento Público; e 3 – SUAS com participação social.

A secretária de Administração, Thuanny Mikaella, apresentou indicativos referentes ao cadastro único no município, com a quantidade de pessoas, famílias, crianças e adolescentes cadastrados no município, cuja gestão de Valdinar Silva apresentou um aumento substancial nos números desde o início de seu mandato.

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Maria Lucicleide, destacou em resumo os serviços prestados e programas ofertados em Padre Marcos através da assistência social.

A temática principal foi conduzida pela professora Cícera Geovânia que detalhou, dentre outros assuntos, sobre os problemas enfrentados diante da falta de recursos para gestão da assistência social nos municípios. A palestrante destacou que em alguns casos, pessoas beneficiadas quando arrumam emprego, inclusive de ‘carteira assinada’, não se desvinculam dos programas, mesmo não necessitando mais dos mesmos diante da nova situação. Porém, a administração de Valdinar Silva foi elogiada pela professora ao reconhecer que, mesmo diante de inúmeras dificuldades, a gestão consegue evoluir no atendimento social das demandas locais, promovendo de fato a assistência social aos mais necessitados de tais serviços.

Para efeito de participação na Conferência Estadual, prevista para acontecer nos dias 29 e 30 de outubro de 2019, foram eleitos como delegados: Thuanny Mikaella Conceição Silva (titular – delegada governamental) e sua suplente Josefa Pedrina da Conceição Silva, a ‘Decinha’; como delegado não governamental, foi eleito Anatalio Antônio da Silva e seu suplente Clebson Elison da Silva.

Além das presenças já referenciadas, também prestigiaram a Conferência os vereadores Adão José (presidente da Câmara), Iranildo Francisco e Antônio Chiquinho; o secretário de Finanças, Orlandio Carvalho, representando o prefeito Valdianar Silvar; a secretária de Saúde, Maria Lúcia; o secretário de Transportes, Erimar Carvalho; o secretário de Agricultura, Elton João; o presidente do CMDCA de Padre Marcos, Anatálio Antônio; a presidente do STTR, Gracilene Carvalho; a psicóloga e técnica de referência do CRAS, Vanessa Marques; a assistente social e técnica de referencia da SEMAS, Jéssica Ramos; além de adolescentes do NUCA, servidores em geral do município e populares.

Esta foi a segunda Conferência de Assistência Social promovida na gestão do prefeito Valdinar Silva, sendo a anterior realizada em 17 de agosto de 2017.

Confira as imagens! Cleidiano Henrique,

 

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.