Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Armazém do povo Banner Estado – Carnaval

Wellington Dias lidera intenções de voto para governador em cenário de indecisão

em 13 de março de 2018

A primeira pesquisa do Instituto Data AZ para as eleições de 2018 indica uma margem bastante favorável para Wellington Dias (PT), candidato à reeleição. O governador tem 27,83% das intenções de voto em sondagem espontânea e 42,42% na pesquisa estimulada.

Wellington Dias, Dr. Pessoa, Firmino Filho, João Vicente Claudino e Luciano Nunes (Fotos: reprodução Internet)
Wellington Dias, Dr. Pessoa, Firmino Filho, João Vicente Claudino e Luciano Nunes (Fotos: reprodução Internet)

Os adversários mais próximos do petista nas pesquisas são o prefeito de Teresina, Firmino Filho, do PSDB, e o deputado estadual Dr. Pessoa, do PSD. Firmino aparece com 1,92% na pesquisa espontânea e 12% na estimulada. Pessoa tem 2,67% e 12,5%, respectivamente.

Na pesquisa espontânea, o pré-candidato tucano ao governo do Piauí, deputado estadual Luciano Nunes, desponta com meio ponto percentual nas intenções de voto – o mesmo índice de Silvio Mendes (PP).

Luciano fica atrás de João Vicente Claudino (sem partido) na sondagem estimulada. O tucano tem 2,08% das intenções de voto, enquanto o ex-senador dispõe de 3,75%.

O advogado Valter Rebelo, que ensaia uma candidatura ao governo estadual pelo PSC  tem 1% das intenções de voto em pesquisa estimulada e Fábio Servo, que pretende o governo, em dobradinha com o candidato presidencial Jair Bolsonaro, tem um traço de 0,25% nas intenções de voto.

REJEIÇÃO E INDECISÃO

A pesquisa mediu a rejeição aos candidatos com uma pergunta em aberto, ou seja, sem apresentar os nomes dos postulantes. Com isso, se estabeleceu de modo espontâneo quais os nomes que o eleitor não escolheria de modo algum para ser governador.

Neste quesito, Wellington Dias teve rejeição de 11,42%, seguido por Firmino Filho, com 7,42%, João Vicente Claudino (6,92%), Dr. Pessoa (3%), Wilson Martins (2,17%), Luciano Nunes (1,42%) e João Henrique (1,25%). Outros  20 nomes foram citados, mas com percentual bastante abaixo, de rejeição.

Com rejeição pequena para eventuais candidatos a governador, alto mesmo é o índice dos que não rejeitam nenhum deles: 55,17%.

A não rejeição pode ser reflexo do desconhecimento dos candidatos e até desinteresse pela eleição. Mas também tende a ser resultante da indecisão sobre a escolha de governador, medida na pesquisa espontânea, na qual seis em dez dos entrevistados (59,5%) não sabem em quem votar para o governo estadual.

Na sondagem estimulada, os indecisos somam 7,83%, mas 14,58% dizem que não votariam em nenhum dos dez nomes sugeridos pelo Data AZ como candidatos a governador.

WELLINGTON LIDERA EM TODOS OS CENÁRIOS

O Data AZ simulou cenários em que o atual governador disputaria diretamente o cargo com Firmino Filho, Dr. Pessoa e Luciano Nunes. Se a eleição fosse hoje, Wellington Dias venceria a todos.

Contra o prefeito de Teresina, o petista teria 53,5% dos votos, com 22,42% para Firmino, 17,08% de nulos e brancos e 7% de indecisos.

No cenário de disputa com Dr. Pessoa, Wellington aparece com 51,58%, contra 24% do deputado estadual, com 9,33% de indecisos e 15,08% de nulos e brancos.

O tucano Luciano Nunes tem somente 10,92% das intenções de votos num cenário de disputa direta com Wellington Dias, que soma 59,75%, tendo 9,83% de indecisos e 19,5% de nulos e brancos.

Veja abaixo os gráficos da pesquisa:

Ficha técnica da pesquisa

Número de entrevistas – 1.200.

Área pesquisa: 55 municípios em 12 territórios de desenvolvimento.

Nível de confiança: 95%.

Margem de erro: 2,8% para mais ou para menos.

Registro na Justiça Eleitoral: Nº PI-04473/2018,

Contratante: Diretorio Regional do Partido da Republica (PR) do Piauí

Estatístico Responsável: Laércio de Souza Araújo

Pesquisa liberada para divulgação a partir de 09.03.18

Portal AZ

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.