Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Armazém do povo Banner Estado – Cuidados com a dengue

Nova Pesquisa Amostragem para governador do Piauí; veja números!

Segundo o Instituto Amostragem, o governador Zé Filho (PMDB), candidato à reeleição, está em segundo lugar com 21,99% das intenções de voto estimuladas.

em 21 de agosto de 2014

A nova pesquisa do Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem) e Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, realizada nos dias 16 a 19 de agosto com 1.137 eleitores com 16 ou mais anos de idade residentes e com domicílio eleitoral em 47 municípios de todas as microrregiões do Piauí, mostra que a liderança do candidato do PT ao Governo do Estado, senador Wellington Dias, continua inalterada com 53,56% das intenções de voto estimuladas.

candidatos-ao-governo-26333044

Pesquisa aponta Dias vencendo no 1º turno

Segundo o Instituto Amostragem, o governador Zé Filho (PMDB), candidato à reeleição, está em segundo lugar com 21,99% das intenções de voto estimuladas, seguido do candidato do PSC ao Governo do Estado, Francisco de Assis de Moraes Souza, o Mão Santa, que tem 6,42% das intenções de voto estimuladas. O candidato do PSOL ao Governo do Estado, Maklandel Aquino, tem 1,32% das intenções de voto estimuladas.

O candidato do PSTU, Daniel Solon, tem 0,44% das intenções de voto estimuladas; a candidata do PCO, Lourdes Melo, tem 0,09% das intenções de voto estimuladas; e o candidato do PPL, Neto Sambaíba, tem 0,35% das intenções de voto estimuladas. Os eleitores que não sabem e não opinam estão em 11,17% e os que querem votar em branco e nulo somam 4,66%.

O presidente do Instituto Piauiense de Opinião Pública, professor universitário e estatístico João Batista Teles, afirma que como a soma das intenções de voto dos outros candidatos é de 31,42%, a diferença de 22,14 pontos percentuais garantiria que o páreo seria decidido no primeiro turno a favor de Wellington Dias.

A pesquisa do Instituto Amostragem é não aleatória por cotas de sexo, faixa etária, grau de instrução, renda familiar, microrregião e municípios, com entrevistas domiciliares e individuais.

Foram pesquisados os seguintes municípios por microrregião: Baixo Parnaíba Piauiense (Miguel Alves, Barras, Piripiri, Esperantina); Litoral Piauiense (Parnaíba, Cocal, Buriti dos Lopes); Teresina (Teresina, José de Freitas, Nazária); Campo Maior (São João da Serra, Pedro II, Campo Maior, Lagoa de São Francisco); Médio Parnaíba Piauiense (Hugo Napoleão, Regeneração, Amarante); Valença do Piauí (Prata do Piauí, Valença do Piauí, Aroazes); Alto Parnaíba Piauiense (Baixa Grande do Ribeiro);

Bertolínia (Sebastião Leal, Bertolínia); Floriano (Jerumenha, Floriano, Nazaré do Piauí); Alto Médio Gurguéia (Monte Alegre do Piauí, Bom Jesus); São Raimundo Nonato (Anísio de Abreu, Dom Inocêncio, São Raimundo Nonato, Caracol); Chapadas do Extremo Sul Piauiense (Corrente, Parnaguá);

Picos (Paquetá, Oeiras, Picos, Ipiranga do Piauí); Pio IX (Alagoinha do Piauí, Francisco Santos); Alto Médio Canindé (Caldeirão Grande do Piauí, Socorro do Piauí, Campinas do Piauí, Patos do Piauí, Massapê do Piauí, Jaicós, Paulistana).

A margem de erro da pesquisa é de 2,85% para mais ou para menos, em amostragem casual, para um nível de confiança de 95% para o tamanho de amostra de 1.137 eleitores). Pesquisa foi registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Piauí sob o protocolo de número PI 00087/2014, no dia 16 de agosto.

pesquisa2

Justiça indefere liminar contra divulgação

O juiz da Propaganda Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Sebastião Firmino Lima Filho, indeferiu o pedido de concessão de liminar para impedir a divulgação da atual pesquisa de intenções de voto realizada pelo Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem) e Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte.

O juiz Sebastião Firmino Lima Filho não viu nenhuma ilegalidade na pesquisa e de que o candidato do PTB ao Senado, Elmano Férrer, ser chamado como está no registro de sua candidatura de “Véim Trabalhador”.

O pedido de liminar foi impetrado na Justiça Eleitoral pela coligação Piauí no Coração, encabeçada pelo governador Zé Filho (PMDB), candidato à reeleição, e do candidato ao Senado pelo PSB, Wilson Martins.

Wellington lidera em Teresina com 46,54%

O candidato a governador Wellington Dias (PT) vence em todas as microrregiões piauienses, exceto na microrregião do Litoral Piauiense, que tem a liderança do governador Zé Filho (PMDB), candidato à reeleição.

Os maiores picos de intenções de voto de Wellington Dias estão nas microrregiões de Chapadas do Extremo Sul (77,42% das intenções de voto estimuladas); Alto Parnaíba Piauiense e Bertolínia, com 76,47% das intenções de voto, cada; Picos e Floriano, com 66,22% das intenções de voto estimuladas, cada; e de Pio IX (73,91%).

Na microrregião de Teresina, Wellington Dias ganha com 46,54% das intenções de voto estimuladas.

Na microrregião do Litoral Piauiense, o governador Zé Filho vence com 41,51% das intenções de voto estimuladas contra 30,19% de Wellington Dias e 4,72% de Mão Santa.

Zé Filho tem seus melhores índices de intenções de voto estimuladas, além do Litoral Piauiense, nas microrregiões de Teresina (26,10%), de Campo Maior (24,18%); Médio Parnaíba Piauiense (22,22%); e Pio IX(21,74%).

Mão Santa tem seus melhores índices nas microrregiões de São Raimundo Nonato (11,54%); do Baixo Parnaíba Piauiense (9,68%). Na microrregião do Litoral Piauiense, Mão Santa tem 4,72% das intenções de voto estimuladas.

pesquisa

Na espontânea, Dias também lidera com 25,24%

A pesquisa de intenções de voto espontâneas (quando o entrevistador não apresenta os nomes dos candidatos) feita pelo Instituto Amostragem e Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte mostra que Wellington Dias tem 25,24% das manifestações de voto espontâneas.

Zé Filho tem 11,43% das intenções de voto espontâneas. Segundo a pesquisa, 52,33% dos eleitores piauienses espontaneamente não apontam em qual candidato ao Governo do Estado irão votar e 6,68% dos eleitores dizem que irão votar nulo ou em branco. Mão Santa tem 1,32% das intenções de voto espontâneas e os outros candidatos a governador têm menos de 1% das intenções de voto espontâneas.

pesquisa3

Lourdes tem 100% de firmeza de voto

O Instituto Amostragem pesquisou a firmeza das intenções de voto estimuladas dos eleitores piauienses e uma das principais conclusões é a de que 100% dos eleitores que querem votar na candidata do PCO ao Governo do Estado asseguram que não vão escolher outro candidato até o final das eleições deste ano.

Entre os eleitores de Daniel Solon, 80% afirmam que podem escolher outro candidato e 20% asseguram que isso não vai acontecer.

Entre os eleitores de Maklandel Aquino, 53,33% afirmam que podem escolher outro candidato, enquanto 46,67% dizem que isso não vai ocorrer.

Entre os eleitores de Mão Santa, 46,58% disseram que podem escolher outro candidato até o dia das eleições e 42,21% asseguram que se manterão fiéis ao candidato e 8,22% não souberam responder ou não quiseram opinar.

Os eleitores de Neto Sambaíba estão divididos, com 75% garantindo que podem mudar de candidato e 25% dizendo que isso não vai acontecer.

Entre os eleitores de Wellington Dias, 26,27% afirmam que podem mudar de candidato e 68,64% garantem que isso não vai acontecer e 5,09% não sabem ou não opinam.

31,20% dos eleitores de Zé Filho dizem que podem mudar de candidato, mas 66,40% asseguram que isso não vai acontecer e 2,40% não sabem ou não quiseram opinar.

pesquisa4

Fonte: Meio Norte

7 Comentários

  1. marcos rocha paes landim disse:

    Politica e feita com a razão e não com a emoçao! Que trabalhe pelo povo o que ganhar! Esta e a esperança!!!

  2. jose lustosa dos santos disse:

    wellingon e vc mais nigue conte com a gente qui qeur o piaui melhor se eles tivese que trabalhar eles tinha trabalhado tevero muito tempo 4 anos nao sao 4 dia nao/ pra eles pode ser quatro dia eles são rico como ficamos nos pobre
    sofrendo sem saude segurança.sem educação etc etc

  3. marcos filipe campos disse:

    tem pra onde nao. a concorrencia fica louca apela pra baxarie e tal mais nao adianta, Wellington e Povão… chuuuuuuuuuupa ze filho filho e seus babões. #zefilho pau no cuuuuuu

  4. DAVID BRSIL SILVA disse:

    Q O Q GANHAR TNHA CUIDADO COM A SUADE E A EDUCAÇÂO E ASEGURANÇA. Q PAGUES AS CONTAS

  5. DAVID BRSIL SILVA disse:

    Querro o governado q ganhar q faça um bom governo pague as contas em dias e q nâo robe muito e der muita atençâo a saude e a segurança e a educaçâo.

  6. samuel castro disse:

    Chupa que e de uva ze e cambada das oligarquias

  7. Fabio Mendonça disse:

    Tá bom demais. Wellington Dias é o governador que o Estado do Piauí precisa, porque trabalha pelo povo. Antes de Wellington Dias, era só enganação e promessas, promessas, promessas, e essas promessas só para ENGANAR o povo: nunca faziam nada pelo povo, mas prometiam e prometiam….um dia o povo se cansa de tanta promessa e vota em que trabalho pensado no Social, no sofrimento do povo. E foi assim que Wellington Dias sempre fez. E assim vai ser.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.