Banner topo – Armazém do povo Banner Estado – Cuidados com a dengue Banner Topo -Virtex Telecom

Até outubro, 242 mil eleitores estarão aptos votar no sistema biométrico

em 23 de junho de 2017

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE), desembargador Joaquim Santana, afirmou que a biometria assegura plena segurança ao processo eleitoral. De acordo com ele, o sistema é perfeito e imune a fraudes, principalmente em relação a duplicidade de títulos eleitorais.

Joaquim Santana garantiu que até outubro cerca de 85% do eleitorado do Estado (o que correspoende a 242.102 eleitores) estará apto a votar através do sistema biométrico. Isso porque o TRE está iniciando um mutirão para implementação da biometria em 44 municípios do Piauí vinculados a 20 zonas eleitorais.

“O que acontece é que o processo da biometria está se mostrando perfeito, sem riscos de fraudes e duplicidade de títulos eleitorais, por exemplo, como acontecia antes. Não há falhas registradas desde que foi implantado nem registro de adulteração”, afirmou.

De acordo com Joaquim Santana, atualmente, cerca de 20% dos eleitores já votam pelo processo de biometria. Ele explica que a Fase de Mutirão, que começará a ser realizada no dia 17 de julho e que vai até 17 de outubro, só será finalizada em 2018, com nova fase para concluir em 100% a implantação da biometria em todo o Piauí.

“As prefeituras vão assinar um convênio conosco. A prefeitura de Curimatá já deu o ponta pé inicial no sentido de promover o serviço através dos funcionários da prefeitura, porque eles disponibilizarão pessoal para dar apoio técnico aos funcionários do TRE, a fim de que as atividades se desenvolvam de forma regular”, disse o desembargador.

Ele explicou também que o TRE se utilizará de funcionários das próprias zonas para a realização do trabalho, assim como enviará pessoal da capital, além de ter o auxílio de servidores públicos dos municípios.

Flash de Lyza Freitas / Cidade Verde

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.