Banner topo – Armazém do povo Banner Estado – Carnaval Banner Topo -Virtex Telecom

Amostragem aponta liderança de Wilson Martins para o Senado Federal

em 20 de fevereiro de 2018

O Piauí possui três cadeiras no Senado, sendo que duas delas, hoje ocupadas pelo senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, e a senadora Regina Sousa (PT), serão disputadas nas eleições gerais deste ano, como ocorre a cada oito anos. Os senadores têm mandato de oito anos e a outra vaga do Senado é ocupada por Elmano Férrer (MDB), que só voltará a ser disputada nas eleições gerais de 2020.

A disputa pelas duas cadeiras piauienses no Senado está acirrada entre os candidatos sendo liderada pelo ex-governador Wilson Martins (PSB), seguido pelo ex-senador João Vicente Claudino (Sem partido), que é pré-candidato ao Governo do Estado, e o senador Ciro Nogueira, pré-candidato à reeleição.

Pesquisa realizada pelo Instituto Amostragem, encomendada pelo Grupo Meio Norte de Comunicação, revela que Wilson Martins tem 24,54% das intenções de voto estimuladas para o Senado. O ex-senador João Vicente Claudino aparece com 16,97%. E o senador Ciro Nogueira possui 16,53% das intenções de voto estimuladas.

A senadora Regina Sousa, que quer disputar a reeleição, tem 13,9% das intenções de voto; o deputado estadual e pré-candidato ao Senado Robert Rios Magalhães (PDT), líder da oposição, tem 12,49% das intenções de voto estimuladas, seguido do pré-candidato ao Senado.

Image title

Pelo PSD, o deputado federal e presidente regional do partido, Júlio César Lima, tem 8,71% das intenções de voto; e o presidente regional do PDT, Flávio Nogueira, pré-candidato ao Senado, tem 6,68%.

Os eleitores indecisos sobre quem votar para o Senado equivalem a 25,68% e os eleitores que querem votar nulo ou em branco são 16,36%. Como a pergunta permite respostas múltiplas, a soma dos resultados supera 100%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 26 a 30 de janeiro deste ano em 47 municípios do Piauí, registrada com o número PI-00411/2018, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A pesquisa do Instituto Amostragem tem uma amostragem casual, para um nível de confiança de 95% este tamanho de amostra (1.137 eleitores) permite erro de até 2,85% para mais ou para menos, nas estatísticas apresentadas para o total da amostra levantada.

Image title

Ciro, João e Wilson lideram na espontânea O senador Ciro Nogueira, o ex-senador e empresário João Vicente Claudino e o ex-governador Wilson Martins também lideram a pesquisa de intenções de voto espontânea para o Senado. Nesse tipo de levantamento, os eleitores respondem em quem vão votar sem o estímulo do pesquisador com os nomes dos pré-candidatos.

Ciro Nogueira aparece na frente com 1,5% das intenções de voto espontâneas para o Senado. O empresário João Vicente Claudino vem em seguida com 1,41% e Wilson Martins tem 1,14% das intenções de voto espontâneo.

Os outros candidatos ao Senado somam 4,96% das intenções de voto espontâneas; os eleitores indecisos somam 84,26% quando as intenções de voto são espontâneas e 9,41% dos eleitores querem votar nulo ou em branco.

A pesquisa do Instituto Amostragem para o Grupo Meio Norte de Comunicação foi realizada entre os dias 26 a 30 de janeiro deste ano e está registrada com o número PI-00411/2018, no TSE. A margem de erro é de 2,85 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança de 95%.

Image title

MN

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.