Banner topo – Governo Piauí Banner topo – Armazém do povo Banner topo – Rede Brasil Aluguel de Carros Banner Topo -Virtex Telecom Banner Cachoeiras do Piauí Banner Sisu
Rede Brasil

Vila Nova do Piauí conquista pela terceira vez consecutiva o Selo UNICEF

Ao aderir ao programa o prefeito Arinaldo Leal, em nome do município, comprometeu-se a planejar e desenvolver diversas ações sociais no município.

em 01 de dezembro de 2016

Vila Nova conquista pela terceira vez consecutiva Selo UNICEF ‘Município Aprovado’

Vila Nova do Piauí conquista pela terceira vez consecutiva o Selo UNICEF

O município de Vila Nova do Piauí conquistou o Selo UNICEF  “Município Aprovado”, edição 2013-2016, por iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Do Piauí apenas 40 municípios ganharam o Selo. A lista oficial foi divulgada na tarde desta quarta-feira, 30.  O Selo UNICEF ‘Município Aprovado’ é o reconhecimento internacional destinado aos municípios pela conquista de resultados dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes, a partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF.

Os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Os municípios inscritos deveriam pontuar em três eixos: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social. O município de Vila Nova conquista o Selo pela terceira vez consecutiva através dos resultados obtidos  com  relação às Ações Estratégicas de Políticas Públicas e Participação Social rumo aos objetivos do SELO UNICEF.

Ao aderir ao programa o prefeito Arinaldo Leal, em nome do município, comprometeu-se a planejar e desenvolver ações de modo intersetorial pelo alcance de objetivos nas áreas de educação, saúde, cultura, proteção e participação social de crianças e adolescentes.

dsc_1095

A articuladora do Selo, professora Marli Veloso falou sobre as ações do selo no município.“ O UNICEF tornou-se um grande parceiro do município pois nos impele a promover o desenvolvimento de capacidades de diversos atores para incentivar e qualificar sua participação na elaboração e no fortalecimento das políticas públicas para meninas e meninos de até 17 anos; além de monitorar e avaliar o desempenho do município, a partir de um conjunto de indicadores sociais; e, ao final do período de avaliação certifica e reconhece os esforços de municípios que alcançam os maiores avanços na melhoria da vida da infância e adolescência. Podemos afirmar que os indicadores dos quais nos orgulhamos é fruto de um trabalho coletivo para o qual o UNICEF tem sido de grande importância por nos ajudar a dialogar e a definir prioridades.” Marli Veloso – Articuladora Municipal do UNICEF.

dsc_1084
O prefeito Arinaldo Leal disse que termina o seu terceiro mandato com a sensação e a alegria do dever cumprido. ” É uma alegria muito grande para todos nós que fazemos a administração pública municipal de Vila Nova pelo reconhecimento internacional e o resultado positivo do Selo, isso prova o nosso comprometimento com ações voltadas para a promoção e o bem estar social de nossas crianças e adolescentes, agradeço a todas as pessoas envolvidas nesse processo”.

dsc_0987

Arinaldo Leal fez ainda uma avaliação do caminho até a conquista do Selo e destacou ações e conquistas no município. “Vila Nova tem crescido muito nos últimos anos, fomos um dos primeiros municípios a criar o Conselho Tutelar, trabalhamos muito com a ideia de investir no hoje das nossas crianças e adolescentes, pois elas precisam hoje, o futuro é conseqüência do presente, investimos nas políticas públicas que atendem as mães e as crianças desde da gestação e durante toda a vida das crianças e adolescentes, onde ofertamos exames laboratoriais e de imagem e todo acompanhamento, construímos creches que atendem crianças de 0 a 2 anos de idade, para formar cidadãos. Temos a inserção destes nos grupos culturais e esportivos, ações que evitam crianças no álcool, na violência e temos colhido bons frutos, trabalhamos a prevenção e por isso investimos em profissionais capacitados para trabalhar com nossas crianças e adolescentes.” disse o prefeito.
3e1a2f97-3bac-4f47-8f1a-a5152ac287bf

No eixo Impacto Social, foram avaliadas ações como a Semana do Bebê, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, em que pais e especialistas discutiram a importância dos cuidados e direitos das mulheres e crianças desde a gestação até os seis anos de idade. Também foi avaliada mobilizações de combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. As ações do NUCA como a campanha Fora da Escola Não Pode e outras ações educativas envolvendo o público infantil também tiveram análises.

Na Gestão de Políticas Públicas, o município de Vila Nova cumpriu todas as metas de educação, saúde e assistência social. E no eixo Participação Social, uma das prerrogativas aos inscritos ao selo foi a promoção de dois fóruns destinados às discussões das políticas públicas e ações que garantem os direitos das crianças e adolescentes. O primeiro ocorreu em 2013 e o último em junho deste ano.

dsc_1202

Nesta edição do selo três ações ganharam destaque, NUCA – Núcleo de Cidadania dos Adolescentes, a semana do bebê e a Campanha Infância sem Racismo– A Campanha Infância sem Racismo contribuiu para dar maior visibilidade às ações de combate ao racismo que o município já desenvolve, pois em Vila Nova todo dia é dia de combater o preconceito racial e toda forma de exclusão social.

Ascom/Iago Sousa

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.