Banner Estado do Piaui Banner topo – Armazém do povo Banner Topo -Virtex Telecom

SIMPLÍCIO MENDES | Irmãos agricultores produzem melão em larga escala vendido ao Sul e Sudeste do país; cerca de 150 toneladas ao mês

em 16 de agosto de 2019

O município de Simplício Mendes, no Piauí, localizado a cerca de 400km da capital Teresina ao centro-sul do estado, destaca-se por muitas características geográficas, como sua localização, que fazem do lugar um grande entroncamento rodoviário, e ainda seu forte comércio, um polo dentre cidades circunvizinhas.

Conhecida por sua enorme produção de mel, a cidade vem ganhando espaço na fruticultura. O solo, aparentemente seco, ganhou água, vida, cores e sabores e mostrou toda sua fertilidade em plantações que se espalham em meio ao semiárido na enorme produção de melões, um projeto dos agricultores familiares do Vale São Francisco.

Oseas, Osildo, Osélia e Oseano são os quatro irmãos da família Bezerra de Araújo proprietários da produção. Oseano Bezerra de Araújo, o gerente da produção, relatou ao Portal Piauí em Foco sua experiência absolutamente nova no ramo, após largar o setor administrativo do comércio de materiais de construção.

Existente há um ano e meio na região da Betânia, zona rural de Simplício Mendes, a produção, 100% rastreada, chega em média a 150 toneladas de melões ao mês, levados diretamente para o mercado no estado de São Paulo e de lá para outros lugares do Sul e Sudeste.

Apesar do enfrentamento constante de dificuldades, Oseano relatou sua persistência no projeto e também as parcerias fechadas com AGRO MNS, responsável pela compra direta dos melões, e ainda a Rijk Zwaan, empresa internacional de onde são adquiridas as sementes para o plantio e também fornecedora de assistência técnica.

Enquadrados nos programas “Colheita Segura” e “Gladial Doce do Vale”, a empresa prioriza e assegura a qualidade dos frutos de uma doçura especial. Os cuidados vão desde o plantio até o carregamento nos caminhões refrigerados. Segundo Oseano, as mudas ficam cerca de 12 dias em viveiro, seguindo para o plantio de 70 dias de onde são colhidas, avaliadas e passam por processo para rastreamento.

Ao todo, a antiga Fazenda Espírito Santo, Hoje Fazenda Honório, possui 24 hectares de melão, 2 hectares por semana e um quadro de trabalhadores com cerca de 30 pessoas.

“Nós escolheu essa região por conta da logística; o clima também nos ajuda bastante, o subsolo tem muita água, água em abundância e isso nos levou a escolher essa região para fazer esse investimento. Temos Simplício Mendes como referencia. Terra do Sagrado Coração de Jesus, que nos inspira a desenvolver um trabalho de muita união e parceria com a sociedade. A gente trabalha de maneira consciente”, finalizou Oseano em entrevista ao Portal Piauí em Foco.

 

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.