Banner Sisu Banner topo – Governo Piauí Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Rede Brasil Aluguel de Carros Banner topo – Armazém do povo Banner Cachoeiras do Piauí
Rede Brasil

SÃO JULIÃO | Estudante de medicina é diagnosticado com leucemia no início do curso; família e amigos fazem campanha para ajudar no tratamento no MS

Desde os primeiros sintomas, Evando luta contra uma Leucemia Mieloide Aguda – LMA, tendo passado por diversos hospitais, no Mato Grosso do Sul e também no Paraguai. Sua luta agora ganhou reforço com a mobilização dos familiares e amigos. Saiba como ajudar!

em 06 de novembro de 2017

Desde a última semana, amigos e familiares de Evando da Silva Carvalho, 39 anos, mobilizam as redes sociais em busca de ajuda para o seu tratamento contra um câncer diagnosticado recentemente: Leucemia Mieloide Aguda – LMA.

Evando residia em Pedro Juan Caballero, no Paraguai, desde agosto deste ano, quando começou a cursar Medicina na Universidade Central do Paraguai. Evando relatou ao Piauí em Foco que a mudança estava correndo bem. O gosto pela Medicina crescia e suas boas notas eram prova disso.

“Até então, graças a Deus, só alegria. Me dedicando aos estudos, tirando notas boas e cada vez ia amando mais o que estava fazendo… amando!”, ressaltou.

Após mais de um mês depois, Evando começou a sentir os primeiros sintomas de abalo na saúde, com fortes dores de cabeça que os clínicos do pronto socorro de Pedro Juan Caballero e Ponta Porã (MS), que faz divisa com o Paraguai, não conseguiam resolver.

“Procurei duas vezes o Pronto Socorro de Ponta Porã, duas o de Pedro Juan Caballero. Os clínicos só passavam remédio para dor de cabeça e não resolvia. Fui em um neurologista, passou uns remédios que a princípio resolviam, mas no outro dia voltava. Até que um belo dia amanheci um pouco fraco das pernas, já uns 22 dias depois que estava sentido os sintomas, e então fui novamente ao Pronto Socorro de Pedro Juan Caballero; lá o médico viu que eu estava pálido e pediu um hemograma”, contou o ex supervisor de obras.

O resultado do hemograma apresentou indícios de Pancitopenia (redução de todos os elementos do sangue ao mesmo tempo: hemácias, leucócitos e plaquetas; geralmente associada a outras doenças). A indicação levou Evandro a uma internação de 10 dias no Hospital Regional de Ponta Porã (MS). Porém, a restrição no porte do hospital levou a transferência do mesmo ao Hospital Universitário de Dourados (MS), onde permaneceu por quatro dias e teve de fato o diagnóstico da LMA.

Na última quarta-feira (01/11), Evando foi encaminhado para o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, na capital Campo Grande, onde permanece em tratamento com a quimioterapia já iniciada.

Conhecido e querido por toda região, Evando é de família tradicional em São Julião, filho de Zulmira e Francisco; ele é casado e tem um filho. A mobilização de sua família busca auxilia-lo em seu tratamento, bem como contribuir com os gastos de hospedagem, translado e alimentação dos mais próximos, como a mãe e a esposa, que já se encontram em Mato Grosso do Sul.

Além da mobilização financeira, Evando agradece as orações e a força recebida por todos os amigos, inclusive os que fez no Paraguai, que já deixaram clara a torcida por sua melhora e ainda a disponibilidade em fazer o teste de medula, para um possível transplante em breve.

“Estou nessa luta. Graças a Deus já comecei a quimioterapia, com muita fé em Deus, com muita garra, determinação, superando cada obstáculo para ir em busca da cura”, finalizou.

Para ajudar Evando, você pode doar qualquer quantia em depósito em uma destas contas:

CAIXA ECONÔMICA

Agência: 0639-013

Conta Poupança: 100427-8

CPF: 168.349.148-38

BANCO DO BRASIL

Agência: 1364-1

Conta Corrente: 14649-8

CPF: 168.349.148-38

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.