Banner topo – Rede Brasil Aluguel de Carros Banner topo – Armazém do povo Banner topo – Governo Piauí Banner Cachoeiras do Piauí Banner Topo -Virtex Telecom Banner Sisu
Rede Brasil

Em Santo Antônio de Lisboa, SMS promove roda de conversa sobre prevenção do câncer de mama

em 25 de outubro de 2019

Na manhã desta quinta-feira (24) a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Santo Antônio de Lisboa promoveu uma roda de conversa sobre a conscientização da importância da prevenção do câncer de mama e, mais recente, o câncer de colo do útero, em alusão ao Outubro Rosa.

Sob os trabalhos da Enfermeira Raimunda Nascimento, fisioterapeuta e também Coordenadora do Programa de Saúde da Família, Luzilene Silva, foram trabalhadas as palestras e discussões acerca do tema. O público alvo são as mulheres em geral, chamando mais atenção para aquelas acima de 40 anos, e pela primeira vez o município também levantou a importância desses cuidados para homens transgêneros, onde biologicamente possuem mama, ovários e útero.

“Precisamos nos atentar para a prevenção dos cânceres, e nós, mulheres, temos o poder nas mãos. O autoexame, à partir do toque (apalpando mesmo), por exemplo, ajuda bastante. Há a necessidade de um autoconhecimento para que nos ajudem a prevenir, bem como que nos leva aos diagnósticos e, quanto mais cedo descobrirmos o problema, maiores serão as chances de cura.” disse Luzilene.

A Secretária de Saúde, Priscila Leal agradece a colaboração de toda a sua equipe durante a campanha, e afirma: “é muito importante trabalharmos a conscientização das pessoas no município, de forma geral. O público alvo realmente são as mulheres, mas, agora, diante das ‘novas’ manifestações de Gênero, também precisamos trabalhar as nossas políticas públicas voltadas para a saúde dos homens trans, no caso. Nosso papel é administrar para o todo, e tentamos fazer isso de uma forma acolhedora, onde todos se sintam amparados e confortáveis para procurar nossos serviços. Tudo começa na conscientização e tem que partir de nós, essa sensibilização, já que somos os responsáveis pela promoção dos serviços.”

A SMS também convida para que, amanhã, o público alvo da campanha Outubro Rosa possa estar procurando a Médica Ginecologista, Rafaela Ramos, que estará atendendo na Unidade Mista de Saúde Pedro Vicente, para consultas e esclarecimentos de dúvidas sobre o câncer de colo do útero, e quais as melhores formas para preveni-lo.

Veja fotos:

 

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.