Banner topo – Armazém do povo Banner Topo -Virtex Telecom Banner Estado – Cuidados com a dengue

SANTO ANTÔNIO DE LISBOA | BNB realiza reunião com agricultores para fomentar a cajucultura

em 04 de setembro de 2019

Com o objetivo de fomentar a cajucultura, característica forte no município de Santo Antônio de Lisboa (PI), o Banco do Nordeste e o Comitê Municipal, através do Programa de Desenvolvimento Territorial BNB Prodeter, promoveu nesta terça-feira (03) uma reunião junto aos produtores do município com o tema “Apresentação das Linhas de Crédito no BNB para os Produtores Rurais”.

Em pauta, foi levado o plano de ação territorial – PAT, linha de crédito para produtores rurais, agroamigo, Lei 13.340 e o lançamento do PAT. Foram apresentadas as linhas de créditos disponibilizadas através do PRONAF grupo A e B, PRONAF Mais Alimentos, PRONAF ECO, PRONAF Semiárido, PRONAF Mulher, PRONAF Custeio, PRONAF Grupo A/C, NÃO PRONAF e FNE RURAL.

As palestras foram conduzidas pelo: agente de desenvolvimento da região semiárida de Picos, Agivan; agente de desenvolvimento de crédito amigo, crédito rural, José Carlos; e Paulo Marques, do BNB, para tratar de carteira agrícola.

A ideia, dentre outras coisas é: fortalecer as cadeias produtivas; incorporar inovações tecnológicas; potencializar a participação dos agentes econômicos locais no processo de desenvolvimento; promover financiamento estruturado de atividades produtivas; melhorar as condições de vida da população regional.

Segundo os responsáveis, o objetivo é aumentar em 30% a produtividade de castanha de caju por hectares em 5 anos, diante da problemática da baixa produtividades dos pomares. De acordo com o plano de ação, além de SAL, serão envolvidos os municípios de Alagoinha do Piauí, Dom Expedito Lopes, Campo Grande do Piauí, Francisco Santos, Monsenhor Hipólito e Picos.

Especificamente, a proposta visa: trabalhar a correção do solo, além de implantar o manejo técnico apropriado; adquirir mudas de alto padrão genético; trabalhar a correlação do solo, além de implantar os manejos técnicos apropriados; viabilizar assistência técnica; realizar um programa de capacitação para os produtores técnicos; e ainda ampliar o portfólio de produto beneficiados cajucultores, de acordo com as necessidades creditícias dos integrantes do Programa de Desenvolvimento Territorial.

O evento teve apoio do prefeito Welington Carlos, da Câmara Municipal de SAL, do Sebrae, STTR, SENAR e EMATER.

“O objetivo da reunião foi incentivar o agricultor a adubar a terra, a estudar o solo, a procurar sempre um técnico para poder melhorar a produtividade. Por cada hectare, por exemplo, eles fazem um remanejo. Eles tem uma base de quantos kg de castanha o agricultores colhe por hectare. Então eles vem percebendo que em Santo Antônio de Lisboa o pessoal está tendo uma diminuição nesta quantidade, então eles estão fazendo palestras na região de Picos para ver se trás ao conhecimento dos produtores melhorias, inclusive do solo, para aumentar essa produção”, detalhou o secretário municipal de Agricultura, Josafá.

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.