Banner topo – Armazém do povo Banner Estado do Piaui Banner Topo -Virtex Telecom

Preocupados com a seca, prefeitos da região visitam ‘Barragem do Estreito’ com o senador Elmano Ferrer

em 01 de novembro de 2017

No início da tarde desta quarta-feira (01/11), por volta das 13:30, o senador Elmano Ferrer (PMDB) esteve na Barragem do Estreito, em Francisco Macedo. Acompanhado de assessores e ao lado de prefeitos da região Nonato Alencar (Francisco Macedo), Márcio Alencar (Alegrete), Valdinar Silva (Padre Marcos) e Chico Pitu (Marcolândia), o senador relatou a ocasião como parte de sua agenda administrativa de visitas técnica para verificar, pessoalmente, a situação das barragens em municípios da região de Picos, bem como as circunstancias de abastecimento de água atuais.

Em entrevista ao Portal Piauí em Foco, o senador afirmou que o Governo Federal gasta apenas no Piauí cerca de 100 milhões de reais ao ano com o abastecimento de água através de carros pipa, o que o levou a pensar soluções definitivas para este, considerado por ele um dos maiores problemas atuais do estado.

“Estou apenas fazendo uma visita, acompanhado de assessores meus. Uma visita eminentemente técnica nesta região que eu já conheço há mais de 50 anos. Estou muito preocupado com essa questão dos recursos hídricos, essa segurança hídrica nas cidades. Nós estamos aqui próximos de cidades com mais de 8000 pessoas, sendo abastecida por carros-pipa. Não justifica você ter uma cidade como Marcolandia, uma cidade que cresce bastante, sendo abastecida por carro pipa; e assim é com muitas outras cidades. Isso se repete a cada ano, então é um problema sério”, afirmou Elmano.

Segundo o senador, a preocupação, além do sistema de abastecimento e dos gastos atuais para manter os carros-pipa, também é com a qualidade da água levada até a população, a qual muitas vezes não se sabe sobre a origem ou tratamento.

“Já estive na barragem de Pio IX, cajazeiras, que está seca; em Fronteiras, seca; Bocaina, quase seca; aqui no Estreito, praticamente seco; São Julião também muito pouca coisa, que é Piaus. Então veja, assim não pode continuar”, relatou o senador sobre suas visitas às barragens.

Como solução apresentada, Elmano afirma estar trabalhando em uma antiga ideia, concebida, segundo ele, na Companhia de Pesquisa e Recursos Mineiras (CPRM), com o projeto de uma adutora cuja captação de água será do subsolo, 600 metros abaixo; local afirmado pelo senador como um verdadeiro rio com água de qualidade.

A viabilidade do projeto ainda está sendo estudada, porém, se confirmada, beneficiará, de acordo com o senador, mais de 50 municípios da região de Picos, sobretudo do semiárido piauiense.

“Se vai realmente ser feito, ainda não posso afirmar. Mas é um projeto que estamos iniciando na busca pelas soluções definitivas ao abastecimento. Tem coisas sendo feitas em Teresina feitas hoje, que nos concebemos quando fomos prefeitos em 2010. Então vamos aguardar que dê certo”, finalizou o senador.

 

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.