Banner topo – Armazém do povo Banner Topo -Virtex Telecom Banner Estado do Piaui

Em Pio IX, reunião discute a implantação do programa ‘Sertão Irrigado’ no município

em 29 de setembro de 2017

Na tarde da última quinta-feira (28) no município de Pio IX, ocorreu uma palestra para tratar da implantação do programa “Sertão Irrigado”, que foi um requerimento do ex vice-prefeito do município, Antônio Pedro, e o vereador Matheus Alencar, juntamente com a COFIR – Coordenadoria de Fomento à Irrigação do estado.

A implantação do projeto tem como objetivo prestar auxílio a famílias de pequenos agricultores, subsidiando sistemas básicos de irrigação para gerar economia e melhoria da produtividade local, e foi na tarde da quinta (28), na Câmara Municipal de Pio IX, onde ocorreu a palestra para tratar da implantação do programa, onde a mesma foi ministrada pelo Coordenador Estadual de Fomento à Irrigação (COFIR), Benedito de Carvalho Sá, conhecido como B. Sá.

O vereador Matheus Alencar relatou que o programa já esta bem encaminhado para ser implantado no município, destacando todo o processo para que o programa seja feito. “É uma coisa praticamente certa, o programa vai ser implantado na verdade quando os kits estiverem aqui, porque o programa de fato só é implantado quando a pessoa recebe os kits. Essa palestra foi para o pessoal da coordenadoria explicar como o programa funciona e para cadastrar alguns agricultores. O cadastro será feito ainda, e depois disso o programa será oficialmente implantado aqui em Pio IX”.

O vereador ainda falou com é o processo para que os agricultores sejam beneficiados com o programa, e esclareceu o objetivo da palestra realizada.

“As pessoas que serão beneficiadas são pequenos agricultores rurais que tenham uma fonte de água, um poço, um cacimbão, um açude, aqui no nosso município é basicamente quem tem poço, porque os açudes todos secarão, um poço com vazão boa, e essa pessoa tiver aptidão para fazer a irrigação, ai eles serão beneficiados com o kit de irrigação, farão o cadastro e ai viram pessoas da coordenaria para fazer a análise do solo, para ver a vazão do poço, para ver que tipo de kit se adequá para aquele local, que tipo de kit se adequá se a pessoa for plantar capim é um kit especifico, se a pessoa for plantar caju é outro tipo de kit, e essa palestra foi para esclarecer isso para os pequenos agricultores rurais do município, como o programa funciona, e o próximo passo é fazer o cadastro e depois a entrega dos kits”, disse.

Participaram da palestra agricultores, produtores e lideranças políticas como os Vereadores Matheus Alencar, Santa Sousa, Eliane e Gabriel Noronha; e também o ex vice-prefeito, Antônio Pedro; os ex-vereadores Etinho, Acácio Antão e Vitalino Bezerra.

Sobre o Programa

O programa “Sertão Irrigado” tem por objetivo disponibilizar aos produtores beneficiados um dos três seguintes tipos de sistemas de irrigação: aspersão, micro aspersão e gotejamento. Há um kit específico para cada uma das formas de irrigação, que contém os equipamentos necessários para instalação, montagem e uso do sistema.

As regras do “Sertão Irrigado” dizem que o primeiro procedimento é a realização de uma triagem para seleção das famílias que receberão os kits, para depois os técnicos designados pela COFIR realizarem uma visita técnica as lavouras para fazer uma análise e definir qual dos três tipos de sistema de irrigação será o mais adequado para o local. Nessa etapa, a COFIR considera todas as características do terreno, como solo, a infraestrutura e também o tipo de cultura cultivada.

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.