Banner topo – Governo do Estado Banner topo – Armazém do povo Banner topo – Rede Brasil Aluguel de Carros Banner Topo -Virtex Telecom
Rede Brasil

PIO IX | Suplente Hipérides Antão toma posse após afastamento do vereador Mateus Alencar: ambos agora integram a base da prefeita Regina

em 06 de setembro de 2019

O município de Pio IX já vivencia o clima das eleições municipais de 2020. Desta forma, muitas alianças estão sendo firmadas pelo grupo da atual prefeita, Regina Coeli, o qual apoia a candidatura no próximo pleito do autoproclamado pré-candidato a prefeito, o então vereador Fanuel Adauto. Com o desenrolar das alianças, Fanuel encosta cada vez mais perto na possibilidade de chefiar o executivo local, sobretudo em virtude das aquisições inéditas ao seu grupo. Mais recente, a base da situação do município de Pio IX conquistou duas adesões antes consideradas impossíveis ou inusitadas: uma do vereador Mateus Alencar e a última, do suplente Hipérides Antão, ambos foram candidatos na coligação de Silas Noronha, derrotado por Regina Coeli em 2016.

Com a reviravolta política, ambos foram recebidos e acomodados no governo atual, o qual Mateus Alencar agora possui uma chefia na gestão, como secretário de Governo e, a vaga aberta por ele, foi preenchida pelo recém-chegado ao grupo, Hipérides Antão, que assumiu seu novo posto como membro do legislativo em Pio IX na manhã desta sexta-feira (06), durante a 15ª Sessão Ordinária.

“É gratificante, é um momento de ruptura de velhos valores, então é uma política renovada. Estamos recebendo o vereador Hipérides de braços abertos, até porque a forma de pensamento dele é a forma de pensamento do nosso grupo, estamos juntos por Pio IX. Ele é uma liderança jovem que vem somar, tem toda uma vivência, uma convivência com comunidades que, até então, são comunidades divididas e com a vinda dele é claro que a gente fica maior nessas comunidades. Mas fora isso, o Hipéredes tem um pensamento muito parecido com o nosso, uma visão de política, de mundo, uma visão de como fazer uma política diferenciada. Essa afinidade certamente só nos une e certamente Pio IX sairá ganhando. Já o Mateus é articulado, por isso integra hoje a Secretaria de Governo. Então ele pode trabalhar nessa articulação entre Legislativo e Executivo, Executivo e lideranças e todo um trabalho que vem para unir, vem para tornar as lideranças mais próximas do nosso governo. Ele certamente veio para fazer a ponte e principalmente, para somar”, afirmou a prefeita Regina Coeli.

O vereador e pré-candidato Fanuel Adauto, declarou em entrevista sua visão sobre as alianças firmadas junto ao seu grupo, destacando não somente o fortalecimento advindo das novas adesões, mas também a nítida mudança na forma de fazer política em Pio IX.

“Essa união representa um marco na história política do nosso município. O vereador Hipérides é filho do ex-vereador Carivaldodo, teve sete mandatos, é um recordista de mandato, é uma liderança incontestável na política local, especialmente em localidades da zona rural. É uma herança que já vem desde seu pai, Dedé Antão, e a presença de Carivaldodo no nosso grupo e Hipérides só tem a enriquecer politicamente, uma grande aquisição política para o nosso grupo, porque representa uma ruptura de uma política de ódio, de uma política de rancor. Nós conseguimos nesse momento colocar Pio IX acima de tudo, quebrar essa política de ódio e de rancor, e mostrar pra a população de Pio IX que o que mais importa para nós é o nosso povo, a nossa gente, o bem da nossa cidade. Empregando na nova política o amor, o entendimento e o diálogo. Gosto muito de dizer que o vereador Hipérides e o ex-vereador Carivaldodo são pessoas afeitas ao diálogo, pessoas afeitas a essa capacidade de conversar, de divergir, mas de se respeitar e isso é muito importante para a construção desse novo momento”, ressaltou Fanuel Adauto.

Mateus Alencar falou sobre a decisão da adesão ao grupo da situação, bem como sobre o espaço aberto por ele ao deixar o legislativo para tornar-se secretário de Governo da atual gestão.

“Quero primeiramente agradecer ao convite da prefeita Regina, por assumir uma secretaria de extrema importância para o andamento da gestão. Agradecer a confiança e aproveitar também para agradecer mais uma vez aos eleitores da nossa cidade de Pio IX e às 633 pessoas que depositaram o voto de confiança em mim. Essa decisão foi pensada, articulada, conversada com a prefeita Regina, com o nosso pré-candidato a prefeito, o Fanuel. Nós chegamos a conclusão que todo mundo ganharia com isso, Pio IX, ganharia, eu ganharia vivendo uma nova experiência como secretário e nós estamos então fazendo uma união histórica do grupo liderado pelo vereador Carivaldo com o grupo liderado pela prefeita Regina e ainda ganhamos o importante apoio de um dos deputados mais atuantes, se não o deputado mais atuante da história do nosso estado, que é o deputado Georgiano, bem como de um grande deputado municipalista, que briga pelos nossos municípios lá na Câmara Federal que é o deputado Júlio César”, relatou o agora secretário de Governo, Mateus Alencar. O político ainda reafirmou, em entrevista ao Portal Piauí em Foco, sua candidatura para vereador no próximo pleito, em 2020. “Assim que a legislação eleitoral exigir que eu volte para a Câmara para disputar a reeleição, estarei retornando e aproveito para renovar aqui com o grupo político liderado pela prefeita Regina, por Dr. Mesquita e o Fanuel, e também renovar o meu compromisso com o povo de Pio IX”, finalizou Mateus Alencar.

Em entrevista ao Portal Piauí em Foco, Hipérides destacou a satisfação pela nova adesão política e explicou suas motivações para tal atitude, tomada, segundo ele, de forma segura e priorizando uma aliança de benefício ao município.

“Dentro da causa, o motivo pela qual eu tomei essa postura é muito gratificante, porque devemos sempre colocar Pio IX acima de tudo. Então se unir para nós buscarmos por um Pio IX mais descente, com ideias jovens, isso objetiva uma satisfação muito grande. Eu nunca tive rivalidade pessoal, mas apostando no pré-candidato da prefeita, Fanuel, que desde quando conversei a primeira vez com ele senti que era um jovem com ideias que também parecia com os meus, então foi dentro desse pensamento que me motivei” finalizou Hipérides Alencar.

MUDANÇA DE PARTIDO

A adesão de Hiperides foi acompanhada da filiação da prefeita Regina Coeli e do vice-prefeito, partido antes chefiado no município pelo ex-prefeito Geraldinho Antão, que não optou por não permanecer mais nele. Ao contrário de Hiperides e seu pai, o ex-vereador Carivaldo Antão, os quais optarem por permanecer no PSD e integrar a base da atual prefeita.

Em entrevista ao Portal Piauí em Foco, Diogo Maia, vereador da base aliada da prefeita Regina Coeli, ligado direto à filiação do grupo ao PSD bem como as novas adesões, explicou em entrevista como se deram as filiações e, consequentemente, as novas alianças formadas no município.

“Tudo começou através da aproximação com o deputado Júlio César, principalmente por conta dele ter assumido a presidência da Federação da Agricultura, ao qual o Sindicato Rural aqui, que tem o Luiz Pereira a frente, é vinculado. Durante esse período houve uma aproximação muito grande com ele, hoje Luiz Pereira é vice-presidente dele lá na Federação e com essa aproximação facilitou o entendimento. O deputado Júlio César, assim como o deputado Georgiano, vendo a perspectiva de futuro e almejando esse crescimento do PSD, viu em nosso grupo uma oportunidade muito grande de trilhar esse caminho unido e de crescimento do partido aqui em Pio IX que não apenas cresce, mas assume um protagonismo diferente do que vinha sendo visto e imprimido aqui com relação ao PSD, que antes era um partido de coadjuvante apenas usado para compor coligações e de forma muito tímida. Agora não, nós fomos para esse partido, tendo a frente a prefeita Regina, acompanhada do vice Edimar, todos nós vereadores com o compromisso de ir trilhar os caminhos do PSD e que facilitou muito a vinda de Hipérides e do seu povo, daqueles que o acompanham, para o nosso lado e fortalecer ainda mais a base de apoio da prefeita Regina e o futuro político que tem como pré-candidato a prefeito o vereador Fanuel Adauto.

Com informações e fotos de Eduardo Sá

Confira as imagens:

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.