Banner topo – Governo Piauí Banner topo – Rede Brasil Aluguel de Carros Banner Sisu Banner topo – Armazém do povo Banner Topo -Virtex Telecom Banner Cachoeiras do Piauí
Rede Brasil

PADRE MARCOS | Prefeito Valdinar Silva e secretariado reunem-se para debater os objetivos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento

em 03 de outubro de 2019

Na tarde desta terça-feira, dia 01, aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação do município de Padre Marcos, uma reunião com os representantes da SEPLAN e PNUD do Piauí, com a finalidade de discutirem os objetivos de planejamento que a cidade almeja alcançar.

Segundo as Nações Unidas, desde a década de 60 o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD vem atuando no território brasileiro com os temas centrais de desenvolvimento de capacidades, ciência e tecnologia, a modernização do Estado e o fortalecimento de suas instituições, o combate à pobreza e à exclusão social, a conservação ambiental e uso sustentável de recursos naturais.

No Estado do Piauí, foi lançado no dia 17/04/18, em Teresina o “Projeto ODS Piauí” que tem como finalidade fortalecer o desenvolvimento humano sustentável no Estado por meio da implementação da Agenda 2030. Objetiva ainda envolver os setores públicos, privado e a sociedade civil na promoção de diálogos, fortalecimento de políticas e alinhamento de estratégias para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Marcelo, consultor do PNUD

Marcelo, consultor do PNUD que esteve no município de Padre Marcos falando sobre o programa: “O PNUD tem a função de minimizar a pobreza no mundo, hoje no município de Padre Marcos foi debatido o PPA (plano plurianual), qual o objetivo?, a vantagem?, qual o acréscimo que a cidade vai ter com essa reunião de hoje?.”

Desde 2007, o Estado do Piauí adotou a política de desenvolvimento territorial como forma de fortalecimento local das diferentes regiões. São 12 territórios trabalhando de forma integrada para que o desenvolvimento chegue nas regiões e para que sejam enfrentados os desafios locais.

“O PNUD esta inserido em uma grande rede de parceria, tanto  com o Governo do Estado, quanto com a SEPLAN nos municípios do território do vale do ITAIM, então o grande objetivo para esse encontro hoje e a grande contribuição desse projeto para os municípios, e que consigam se planejar, planejar suas infraestruturas, planejar o crescimento das suas cidades, as questões sociais, tudo isso dentro de uma estrutura de Estado pensada em regiões de desenvolvimento, como no caso do Vale do Itaim, então o objetivo é que o PNUD faça isso tudo para que posteriormente, que seja buscada parcerias técnicas, parcerias de cooperação para investir dentro dos municípios do território e pra isso é imprescindível que o município tenha no plano  anual essas ações”, relatou Marcelo.

São 17 Objetivos que foram construídos com o sucesso dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio incluindo novos temas, como a mudança global do clima, desigualdade econômica, inovação, consumo sustentável, paz e justiça, entre outras prioridades – informações extraídas do site do PNUD.

“O PNUD vai fazer a avaliação do alinhamento das ações do PPA com os ODS (objetivos de desenvolvimento sustentável), para o ano que vem ainda não será possível realizar todas as ações porque o PPA já esta vigente, porém o PPA de 2021 já vai ser possível criar ele dentro desse novo modelo para inserir todas as informações que foram levantadas no dia de hoje e amanhã (…). Hoje e amanhã seria essa definição dos 17, a apresentação desses 17 objetivos, e amanhã o levantamento das demandas do município, da inserção de algumas ações comunitárias, de curto, médio e longo prazo, que fica para o município criar essa rotina de interação”, finalizou Marcelo.

 PPA

 O PPA – Plano Plurianual, é o conjunto das políticas públicas do governo para um período de 4 anos e os caminhos trilhados para viabilizar as metas previstas. Ele define as políticas públicas do Governo Federal para construir um Brasil melhor, com base nos compromissos firmados na eleição e é aplicado pelo órgão governamental do Estado, SEPLAN.

Maria dos Ramos, agente de desenvolvimento da SEPLAN Piauí

Maria dos Ramos, mais conhecida como Raminha, agente de desenvolvimento da SEPLAN Piauí que também esteve presente disse: “Nesse primeiro momento nós estamos acompanhando todo esse planejamento que é para inserção dos objetivos no movimento sustentável, que esses objetivos são do PNUD em parceria com a Secretaria de Planejamento – SEPLAN. (…) O território do Vale do Itaim está sendo pioneiro no Brasil, foi escolhido entre os 16 municípios, estão sendo contemplados com essa monitoria e com a elaboração desses objetivos, juntamente com a implementação desses objetivos no PPA de 2021. (…) Toda e qualquer ação direcionada para agricultura familiar será definida dependendo das demandas que o próprio município nesses dois dias, definir como prioridade.”

Estiveram presentes na reunião: Valdinar Silva prefeito municipal, Adão José presidente da Câmara, Iranildo Francisco vereador, Antônio Neto vereador, Eraldo Carvalho secretário de educação, Thuany Mikaela secretaria de administração, Erimar Carvalho secretário de transporte, Maria Lucicleide secretaria de assistência social, Elton João secretário de agricultura, Orlandio José secretário de Finanças, Agda Erica diretora do hospital local, Maria Lúcia secretária de saúde, Gracirlene Perpétua presidente do sindicato dos trabalhadores rurais, Raimundo Vieira ex-prefeito e procurador do município, Maria Luzimar supervisora de ensino, Ana Meire coordenadora de ensino. Demais técnicos e servidores das secretarias do município.

Veja Fotos:

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.