Banner topo – Governo Piauí Banner Topo -Virtex Telecom Banner Cachoeiras do Piauí Banner topo – Rede Brasil Aluguel de Carros Banner topo – Armazém do povo Banner Sisu
Rede Brasil

Em Padre Marcos, prefeitura divulga programação alusiva ao 7 de setembro

em 28 de agosto de 2019

A prefeitura Municipal de Padre Marcos, que tem a frente a pessoa do Prefeito Valdinar Silva divulgou a programação alusiva ao 7 de setembro através da Secretaria de Educação.

O desfile cívico em comemoração a Independência do Brasil, acontecerá novamente esse ano. A Prefeitura Municipal de Padre Marcos juntamente com a Secretaria Municipal de Educação vem fazendo com que esse dia seja comemorado devidamente, tornando-se  uma tradição a cada ano que passa.

O evento esse ano  será comemorado um dia antes, na sexta-feira,  dia 06 de Setembro com início às 16h:30 da tarde, e abordará o tema “ A História da Cultura Afro-brasileira e suas raízes”.

O Secretário de Educação, Eraldo Carvalho menciona que o  projeto está em conformidade com as Leis: 11.645/2008 e 10.639/2003, ao qual estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir no Currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira nas escolas”.  O mesmo enfatiza também que o principal objetivo é conscientizar os educandos de forma que possam conhecer e valorizar a história da cultura Afro, como sujeito da nossa história.

O desfile além de estar se tornando um costume para o município, também vem tendo como função levar aos jovens a importância da história e o resgate da cultura nacional. Um exemplo disso, foi o tema central do ano passado, “Padre Marcos Retratando Sua Cultura” que teve como subtemas a Pecuária e Religiosidade, abrangendo todos os jovens estudantes, secretarias e entidades.

Desfile 7 de setembro em 2018.

O Secretário ressalta a relevância da participação de toda a comunidade, para que o desfile possa sempre ser realizado com  base na união de todos e enaltecendo sempre a cultura local e brasileira.

O evento em comemoração ao dia 7 de Setembro, seguirá o mesmo padrão de 2018, contará com 12 pelotões formados pelas escolas da rede municipal, estadual, particular além de entidades como: Igreja Católica, Igreja Evangélica Assembléia de Deus e Maçonaria, que  seguirão organizados da seguinte forma:

1°pelotão: Escola Municipal José Jubelino de Macedo(subtema: Comunidades Quilombolas);

2° Pelotão: Escola Municipal Cândida Macedo ( subtema: Religião);

3° Pelotão: Escola Municipal Luis Lino da Silva ( subtema: Arte);

4° Pelotão: Escola Municipal José de Moura Leal ( subtema: Música)

5° Pelotão:

Escola Particular Centro Educacional Padre Marcos ( subtema: Dança);

6° Pelotão: Escola Estadual Dr. Francisco Luís de Macedo (subtema: Principais personalidades);

7° Pelotão: Escola Estadual Constâncio Carvalho ( subtema: Lendas e Brincadeiras);

8° Pelotão: Escola Municipal Davi Severiano de Carvalho ( subtema: Culinária);

9° Pelotão: Escola Municipal Pré Escola Marcaria de Jesus Alencar – Tia Guida ( subtema: Vestuário);

10° Pelotão: Igreja Católica.

11° Pelotão: Igreja Evangélica Assembléia de Deus;

12° Pelotão: Maçonaria.

 

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.