Banner topo – Rede Brasil Aluguel de Carros Banner Topo -Virtex Telecom
Rede Brasil

PADRE MARCOS| Com a presença de familiares e amigos, sessão solene fúnebre do ex-prefeito Afonso Moura é realizada na Câmara Municipal

em 03 de janeiro de 2019

Ex-prefeito de Padre Marcos, Afonso Moura Macedo. Foto: Arquivo da Família

Em homenagem ao ex-prefeito de Padre Marcos, Afonso Moura, que morreu na capital Teresina na última terça-feira 01 de janeiro de 2019, vítima de um câncer, a Câmara Municipal de Padre Marcos realizou na tarde desta quarta-feira (02) por volta das 14hrs, uma sessão solene fúnebre, velando o corpo do ex-prefeito.

O ex-prefeito havia sido diagnosticado com Câncer no pulmão após a realização de exames de rotina. O quadro médico do mesmo tinha se agravado quando ele foi submetido a uma biopsia.

Afonso Moura Macedo foi vice-prefeito da cidade de Padre Marcos por seis anos, de 1983 a 1988, sendo eleito Prefeito em 1988 e estando a frente da gestão municipal de 1989 a 1992, deixando todo o seu legado e história política no município. O mesmo é filho do também ex-prefeito de Padre Marcos e que faz parte da história do município, José de Moura Leal, conhecido popularmente como Zezito Moura.

Atualmente o ex-prefeito residia no município de Pio IX, onde era comerciante junto com a família. Foi casado por 42 anos com Antônia Dayse Bezerra Moura Macedo, com quem teve três filhos, Wdiard Moura Bezerra Macedo, Ana Ingridi Bezerra Moura Macedo e Lara Bezerra Moura Macedo, e os netos Lorenzo Bezerra Moura Leão e Ivyna Veloso Moura Bezerra. Atualmente era casado com a professora Soraya Maria de Alencar Bezerra, com quem viveu os últimos anos da sua vida.

Em seu discurso na sessão solene, o Presidente da Câmara, Adão José, falou sobre como o ex-prefeito era querido e conhecido no município, destacando que Afonso Moura seguiu os passos do seu pai, José de Moura Leal.

“A gente ouvia as pessoas conversarem e dizerem ‘eu estava doente, fui em Padre Marcos, e o Afonso passou um remédio para mim, e foi o mesmo que Deus pôr a mão’. Quem foi que não se consultou com Afonso Moura, sendo um cidadão do coração grande, homem que tinha amizade e respeito pelas pessoas, principalmente aqueles mais humildes, mais pobres, que mais precisavam. Como foi dito por familiares e alguns moradores, Afonso Moura seguiu os passos do seu pai, tanto na vida particular quanto na vida pública”, disse o Presidente.

 

Na ocasião, o Prefeito Valdinar Silva, teceu palavras falando um pouco da boa e grande pessoa que o ex-prefeito era, falando para seus familiares o quanto Afonso Moura era uma pessoa querida na sociedade padremarcoense.

“Foi um grande político, grande homem, a qual eu tive a oportunidade de conviver. Grandioso homem, e quero dizer isso para os seus filhos, irmãos que estão aqui presentes, juntamente com os vereadores, familiares, ex-prefeitos e comunidade em geral. Afonso Moura era um filho apaixonado pelo seu pai, e queria seguir a carreira na questão profissional, como farmacêutico, a qual prestou um grande trabalho, e também na questão política, seguindo os passos políticos do pai dele, Zezito Moura. Então eu pude ver a pessoa querida e maravilhosa que era Afonso Moura, e queria dizer para vocês, que vocês tiveram um grande pai, um grande irmão, um grande cidadão que Padre Marcos sempre acolheu e sempre irã acolher, em presença, em memória”, disse o Prefeito.

Em seu discurso, estando visivelmente emocionada, a filha do ex-prefeito Afonso Moura, Lara Bezerra, falou sobre o amor que o ex-prefeito tinha por Padre Marcos, destacando todas as suas qualidades como pai e como profissional.

“É difícil falar, mas eu tinha que vim aqui e agradecer a cada um de vocês, por a presença, e para dizer para vocês do tamanho do amor que ele tinha por essa terra, que ele tinha por cada um de vocês. Ele jamais chegaria para mim, ou para meu irmão ou minha irmã para falar sobre questão de morte, mas ele chegou para sua esposa e disse em um determinado momento que o desejo dele era voltar  para sua terra natal, era estar com seus pais, e nós assim decidimos respeitar, porque sabemos do amor que ele tem por essa terra, porque sabemos do amor que ele tem por cada um de vocês. Como pai, não há o que discutir, era um excelente pai, eu e meus irmãos temos muito orgulho da pessoa humana que ele era, do cuidado que ele sempre teve para com o próximo. Está sendo muito difícil, mas eu fiquei muito honrada quando falaram a respeito dessa possibilidade em vim para cá, porque eu sei da felicidade que ele iria sentir com isso, então agradeço ao Prefeito, a todos vocês vereadores, por todas essas homenagens, e obrigada, e muito obrigada a cada um de vocês”, disse Lara Bezerra.

Ainda na oportunidade, o Vereador e primeiro Secretário da Câmara de Vereadores, Bonifácio Dias, leu todo o decreto assinado pelo Prefeito Municipal Valdinar Silva, decretando luto oficial de três dias no município.

Confira o decreto:

 

Confira as fotos da sessão solene fúnebre: 

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.

Notícias de Padre Marcos