Banner Cachoeiras do Piauí Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Governo Piauí Banner topo – Armazém do povo Banner Sisu Banner topo – Rede Brasil Aluguel de Carros
Rede Brasil

FRONTEIRAS| Secretaria de Saúde lança Projeto “Ação Popular” que realiza levantamento da saúde ocular da população

em 03 de dezembro de 2019

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), em parceria com a Prefeitura Municipal de Fronteiras, dará início nesta segunda-feira (02/12) ao Projeto Ação Popular Piauí. O principal objetivo consiste em realizar um levantamento da saúde ocular dos moradores do município de Fronteiras-PI, para depois realizar um mutirão de cirurgia.

A ação funciona no sistema de Parceria Público Privada (PPP), conforme explica Liscel Anderson, responsável pelo projeto: “A Sesapi tomou essa iniciativa porque identificou que os municípios têm grande dificuldade em saber a real situação da saúde ocular dos seus munícipes. A partir disso foi criada a Ação Popular, através dessa parceria, onde será feito todo o levantamento para saber o que se tem de casos de catarata, que é o foco principal, casos de pterígio, glaucoma e olho diabético”

Liscel ressalta ainda que o Projeto Ação Popular Piauí também tem por objetivo coibir a ação de ONGs que realizam esse tipo de trabalho de forma irregular: “Nós identificamos que algumas ONGs utilizam profissionais desqualificados e fazem uma verdadeira chacina, enganando as pessoas, receitando óculos sem qualquer tipo de critério e isso nos incomodava muito, este foi outro motivo pelo qual recebemos apoio da Sesapi para a realização do projeto.”

Nas consultas realizadas, as patologias serão identificadas e devidamente documentadas para depois receberem um encaminhamento. A ação inclui ainda a realização de exames de correção visual, quando for o caso. 

Sobre esse ponto, Liscel destaca outra importante ação que está sendo realizada: “Nós identificamos que na maioria das vezes as pessoas que precisam de correção visual recebem as receitas médicas para a confecção de óculos, mas não tem condições de adquiri-os nas óticas devido ao seu alto custo. Por isso nós também pleiteamos junto à Secretaria e, através de emendas de alguns deputados, e assim nós conseguimos a destinação de recursos para disponibilizar armações e lentes a preço de custo, alguns deles até gratuitos. São óculos de primeira linha e quando o paciente trouxer 2kg de alimento não perecível, ela recebe ainda o desconto de R$ 50 reais, que serão destinados às famílias carentes do município”

A ação acontecerá no CRAS, a partir desta segunda-feira e irá até o dia 06 (sexta-feira). O horário de atendimento será de 8:00h as 12:00h e das 14:00h as 17:00h. O cidadão deve levar documentos pessoais e cartão do SUS para agilizar a prestação de serviços.

A Prefeita Municipal de Fronteiras, Maria José Ayres de Sousa, comemorou a parceria. “Devemos valorizar essa ação em saúde tão grandiosa no nosso município, muitas são as pessoas que serão beneficiadas com os serviços de médicos especializados, pois a nossa demanda é grande e muitos necessitam de cirurgia. Essa será uma forma de agilizar todo o processo”, afirmou.

Essa ação teve o total apoio do Secretário Municipal de Saúde Dr. Alexander Sampaio que se dispôs a colocar uma equipe de atendentes qualificadas para ajudar nesta ação. Já que a saúde da população está acima de quaisquer barreiras, esta ação conjunta com o estado com a nosso município só veio a somar cada vez mais.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Bruna Bezerra, também esteve presente.

Fonte: Lagoa do Rato