Banner Estado – Cuidados com a dengue Banner topo – Armazém do povo Banner Topo -Virtex Telecom

Em Padre Marcos, prefeito Valdinar Silva reúne-se com representantes do Exército para tratar da operação carro-pipa

em 05 de agosto de 2019

Na tarde desta segunda-feira (05), por volta das 15hs, o prefeito de Padre Marcos, Valdinar Silva, recebeu em seu gabinete os representantes do Exército, o comandante do 25° BC de Picos, Márcio Costa, acompanhado do coordenador da operação carro-pipa, capitão Veloso.

A visita dos dois deu-se na forma de entendimento da dinâmica de abastecimento de água em Padre Marcos.

Em entrevista ao Portal Piauí em Foco, o prefeito Valdinar Silva destacou a pauta debatida na reunião, onde foram reforçadas as problemáticas em torno do abastecimento de água local, cujo sistema (através da Barragem do Estreito) está ineficaz e a qualidade atual é imprópria ao consumo humano.

Segundo o prefeito, o comandante do 25° BC de Picos, Márcio Costa reforçou a intensificação da fiscalização da operação pipa iniciada no começo do mês de julho para abastecimento da zona rural. O objetivo é averiguar, in loco, se existe algum desvio de água, da finalidade da operação ou do local apropriado de coleta da água.

“Fomos perguntados sobre como está o andamento, se os caminhoneiros, os pipeiros, estão colocando a água direitinho, se estão pegando água no poço correto, no manancial correto, então eles vieram fazer essa fiscalização e ver também o histórico da nossa barragem do estreito”, disse o prefeito.

Assim como em outras reuniões onde Valdinar Silva buscou apoio para o abastecimento local, o gestor destacou a precariedade do sistema de tratamento da água da Barragem do Estreito, que segundo o mesmo, está com apenas cerca de 30% de sua capacidade.

“Infelizmente a água que sai nas torneiras na sede do município é inviável para consumo. A água que sai serve somente para lavar uma roupa ou lavar casa. Já para o consumo, ou para cozinhar alimentos, é imprópria. Sabemos que a nossa adutora da Barragem do Estreito passou recentemente por um processo onde foram investidos lá mais de 6 milhões de reais em um sistema de tratamento de água. Infelizmente esse dinheiro foi por água abaixo. Esse sistema de tratamento não existe. A água que vem na torneira é a mesma que está na barragem. Falamos sobre isso hoje para o comandante do exército e para o capitão Veloso, assim como falamos também para o superintendente da FUNASA, o Sr. Raimundo”, destacou Valdinar.

Segundo relatou, a preocupação do prefeito é ainda com o gasto da população para ter água apropriada em casa. De acordo com o gestor, os munícipes estão gastando cerca de R$ 2,00 por balde de água (com 20L).

“Esse dinheiro, a longo prazo, poderia ser utilizado para comprar um remédio, fazer um exame, pagar um talão de luz, comprar um kg de arroz, de feijão, e ao invés disso, em pleno século 21, a população está comprando água dessa forma.”

Ao todo, além das reuniões com o Exercício, o prefeito Valdinar afirmou já ter participado de cinco encontros com representantes da Defesa Civil para cumprimentos das devidas providencias que atendam as demandas da sede do município. A expectativa é de que até setembro a população da sede do município também possa ser abastecida por carros-pipa.

Em entrevista ao Portal Piauí em Foco, o comandante Márcio Costa reafirmou o compromisso na manutenção eficiente da operação em Padre Marcos.

“A gente trabalhar realmente com foco em atender a população, a gente sabe a importância da água, que a água tem que chegar na cisterna de quem está precisando e um dos objetivos nosso aqui hoje é justamente isso, ver se temos alguma oportunidade de melhoria, ver ser a operação carro-pipa está atendendo bem a população e também levar algumas demandas do município para o escalão superior. Levar algumas medidas que possam resolver esse problema de uma vez por todas e não ficar somente com essa operação carro-pipa”, disse o comandante, destacando que a operação pode ser expandida para atender mais residências.

Sobre a possibilidade de retirar o município da dependência de carros-pipa, porém levando água de qualidade para as residências, o prefeito Valdinar Silva acredita na solução vinda apenas por uma grande obra, trazendo água de locais como a adutora do sertão ou sudoeste.

Também participaram da reunião o secretário municipal de Finanças, Orlandio José; o chefe de divisão Thiago Carvalho; e o chefe do Tributos, Cleidiano Henrique.

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.