Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Rede Brasil Aluguel de Carros
Rede Brasil

Em Padre Marcos, I Fórum Comunitário do Selo Unicef é realizado na Câmara Municipal de Vereadores

em 25 de agosto de 2018

O município de Padre Marcos-PI, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Comissão Intersetorial, realizou na manhã desta sexta-feira (24), por volta das 8hrs, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, o I Fórum Comunitário do Selo Unicef, ‘Padre Marcos me faz crescer!”.

A programação iniciou as 7hrs do referido dia, com o acolhimento e o credenciamento,  para logo após, às 7hrs30min, ocorrer um lanche para os presentes. As 8hrs, aconteceu a abertura do I Fórum Comunitário, com a apresentação da metodologia, que ocorreu as 8hrs30min, e logo após, a apresentação do diagnóstico.

O encontro continuou ainda as 09hrs30min, com a formação dos grupos de trabalho, e as 10hrs, ocorreu o mercado de ideias, para em seguida ser realizada a apresentação cultural. A manhã se encerrou com o compartilhamento, que ocorreu as 11hrs, e o encerramento da manhã do I Fórum Comunitário, as 12hrs.

O Fórum ainda teve um momento na tarde da sexta-feira (24), com a comissão intersetorial, que se reuniu para a elaboração do plano Unicef.

Na oportunidade, o município através da Articuladora do Selo Unicef, Maria Goretti, e a Mobilizadora do NUCA, Thuany Mikaela, juntamente com o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, apresentaram um relatório de ações e resultados em prol do Selo Unicef no município.

O evento ainda trouxe os dados e informações do relatório da Secretaria de Assistência Social, que foram apresentados pela psicóloga Thuany Mikaela, e os da Secretaria de Educação, apresentados pelo Secretário de Educação Eraldo Carvalho e o relatório da Secretaria de Saúde apresentado pela Coordenadora de Saúde Milena Valdinéia.

O Prefeito Municipal Valdinar Silva, destacou a importância da realização do I Fórum Comunitário. “É com muito prazer e orgulho que a gente faz a abertura desse fórum, nós sabemos que no Brasil e no mundo o ser mais especial e carinhoso são as crianças, os jovens, quem é pai e quem é mãe sabe do amor e da imensidão de uma criança, então esse fórum resgata muito isso, e essas politicas públicas não podem ficar despercebidas, Jesus Cristo em sua infinita bondade já dizia, cuidem bem das suas crianças, que com certeza com a formação delas terás um mundo muito grande, maravilhoso e brilhante, e é com essas palavras que eu abro este fórum”, disse.

O Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Anatalio Antônio da Silva, buscou em suas palavras explicar um pouco sobre o que é o Selo Unicef e seu objetivo. “ Nem todo mundo tem o conhecimento realmente do que significa o selo Unicef, então dessa forma nós iremos falar um pouco sobre o selo, então, o Selo Unicef é uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes no semiárido e na Amazônia legal brasileira, áreas que concentram o maior numero de meninas e meninos em situação de vulnerabilidade. A metodologia do selo condiz com ações estratégicas a serem executadas, e os indicadores de impacto social, que são os aspectos que os municípios precisam melhorar, relacionados aos direitos da saúde, educação, participação e proteção social de crianças e adolescentes”, afirmou.

A Mobilizadora do NUCA, Thuany Mikaela, complementou a fala do Presidente do CMDCA sobre como o Selo Unicef funciona.“Do Selo Unicef a gente recebe material de orientação de como os municípios devem trabalhar, então é uma forma de os municípios se organizarem de forma sistemática as ações na politica da criança e do adolescente”, frisou.

A Coordenadora de Saúde, Milena Leal, enfatizou sobre o trabalho conjunto entre as secretarias e todos que compõe a gestão municipal, para que se melhore cada vez mais os indicadores do município de Padre Marcos.

“Nós da Saúde estamos trabalhando mais indicadores, então nossa responsabilidade é bem maior em relação as outras secretarias, mas o que me alegra muito é que as secretarias estão integradas, e é uns ajudando os outros, então sempre quando a gente precisa estamos correndo uns pelos outros, e temos também uma parte muito importante que é a parte principal de tudo, o apoio e a colaboração do nosso gestor, nosso Prefeito, Valdinar Silva, que apoia todas as ações, e temos o nosso vice-prefeito também, muito atuante, e que tem colaborado também com a gente, juntamente com os vereadores da nossa cidade, então tudo que a gente precisa eles tem nos ajudado”, disse a Coordenadora.

Estiveram presentes no I Fórum Comunitário do Selo Unicef em Padre Marcos: O Prefeito Municipal, Valdinar Silva; A Primeira Dama, Edilene Silva; O Vice-prefeito Valdo Benedito; Secretário de Educação, Eraldo Carvalho; Os Vereadores: Iranildo Francisco, Antônio Chiquinho, José Bonifácio, Manoel Francisco (Neli), Antônio Neto, e Emanuela Conrado Presidente da Câmara de Vereadores; Os Secretários: Maria Lúcia, Secretária de Saúde; Maria Lucicleide, Secretária de Assistência Social; Thuany Mikaela, Secretária de Administração; e Helton, Secretário de Agricultura.

Veja fotos:

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.