Banner Estado do Piaui Banner topo – Armazém do povo Banner Topo -Virtex Telecom

Em Fronteiras, Secretaria de Educação realiza festival de quadrilhas das escolas municipais

em 26 de junho de 2018

A Prefeitura Municipal de Fronteiras-PI, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou no último sábado (23) o Festival de Quadrilhas Juninas das Escolas Municipais.

O evento, que visava o resgate das tradições juninas e da Cultura Popular, além de propiciar aos participantes momentos de lazer e integração, trouxe como tema “Revivendo nossas tradições”. O festival foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação e Coordenado pela Equipe Intersetorial do Selo Unicef (2017-2020), onde motivou as escolas a participarem juntos a população do município, na praça central pública de Fronteiras.

Participaram do Festival de Quadrilhas Juninas, as equipes representativas de Escolas da Rede Municipal, quadrilhas representantes de bairros, povoados e distritos do município, onde realizaram suas inscrições de acordo com os itens do regulamento que foi disponibilizado.

Os grupos participantes que não eram da rede municipal de ensino permaneceram sujeitos apenas a nível de participação para divulgação de grupo e da cultura local a nível de evento, a competição foi sujeita a ser realizada apenas entre as escolas da Rede Municipal de Ensino. Cada quadrilha junina deveria se inscrever com o mínimo de 12 casais, não havendo limite máximo de participantes, sendo obrigatório cada grupo de quadrilha apresentar: um casal de noivos, uma rainha, um casamento, este podendo ser em forma de teatro com falas ou teatro mudo, um marcador, este podendo ser um próprio membro da quadrilha ou pessoa externa da mesma, um tema.

Durante as apresentações, a comissão julgadora avaliou as 11 categorias exibidas pelo festival e premiou as escolas participantes com os seguintes itens e troféus: quadrilha mais animada, melhor coreografia, quadrilha mais original, quadrilha mais criativa, melhor temática, melhor conjunto, quadrilha mais simpática, melhor casamento, melhor marcador, melhor casal de noivos e melhor rainha.

As quadrilhas juninas foram identificadas por nome e/ou marca de livre escolha, no evento o público acompanhou e conheceu: a quadrilha junina uehjr, da Unidade Escolar Hermínio José Ribeiro, com o tema: “na dor do não, há sempre um sim para amar”; a quadrilha junina estrela do sertão, da Unidade Escolar José Aquiles de Sousa, com o tema: “retomando a nossa cultura homenageando Luiz Gonzaga”; a quadrilha junina xique xique, da Unidade Escolar Municipal Nossa Senhora de Fátima, com o tema: “viemos dançar São João, resgatando nossa tradição”.

Na oportunidade, destacasse a quadrilha junina xique xique como a mais bem premiada do festival nesta edição, seguida da quadrilha estrela do sertão e da junina uehjr. Além dessas, também se apresentarão no festival a quadrilha mirim da educação infantil, como também a quadrilha junina chapéu de palha, também do município de Fronteiras.

O articulador do Selo Unicef (2017-2020), Matheus Sousa, um dos organizadores do evento, falou sobre a importância da realização de um evento como este. “foi gratificante ver jovens se preocupando com o futuro da nossa cultura e com a memória de nosso povo, o nosso maior patrimônio, com a natureza, enfim…, e o mais importante, nos ensinando a termos orgulho de nossas raízes, cores, sabores, crenças…, nos mostrando que o único e tenaz caminho é assumir, disseminar e manter cada vez mais nossas origens, para que só assim o mundo nos relacionem com respeito e admiração”, disse.

A Prefeita Municipal, Maria José, junto com a Secretaria de Educação, Verônica Ribeiro, parabenizaram todos os grupos participantes do evento, destacando que foi um marco lindo para a história cultural do município, parabenizando ainda todos os Diretores, Professores, Pais e/ou responsáveis, alunos, comunidade escolar, coreógrafos e demais agregados por toda a dedicação, empenho e entusiasmo para promover a festa junina das escolas municipais.

Veja fotos:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações e fotos do Portal Lagoa do Rato

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.