Banner topo – Armazém do povo Banner Estado do Piaui Banner Topo -Virtex Telecom

Em Fronteiras, prefeita Maria José e secretária Verônica Ribeiro inauguram Escola padrão FNDE

em 17 de janeiro de 2018

Na tarde desta terça-feira (16) foi inaugurada no município de Fronteiras-PI, mais precisamente na localidade Sangrador, as novas instalações da Unidade Escolar terá o nome  em homenagem a jovem estudante fronteirense Conceição de Maria Gomes Alves de Sousa Bezerra, que faleceu no ano de 2016 enquanto finalizava o curso de Fisioterapia pela NOVAFAPI na capital Teresina, em decorrência de uma doença rara.

Com a presença de autoridades educacionais familiares de Conceição de Maria que leva o nome da escola, secretários, professores e convidados. A Unidade Escolar Municipal Conceição de Maria Gomes Alves de Sousa Bezerra foi inaugurada por volta das 17 horas da tarde desta terça, onde foram apresentadas as novas instalações que levam o nome de Conceição Maria. O nome da Escola foi uma forma de prestar homenagem a jovem que faleceu tão precocemente, onde estava no auge de suas realizações estudantis e profissionais.

A Diretora da nova Unidade Escolar, Francireza Alencar, falou sobre a importância que a educação tem, destacando que o papel de educar não é só dos educadores, mas de toda uma sociedade.

“Todos nós sabemos que a educação constitui de responsabilidade dos entes federados, mas é também um esforço social, no mais amplo sentido, e não se desenrola somente nas escolas, mas tem lugar também na família, nas comunidades, e nos espaços onde ocorra a interação entre as pessoas. Nesse contexto, a educação impõe fortes mobilizações e conscientizações sociais, para que a política educacional possa atingir seus objetivos, hoje é um dia de muita emoção, quando temos a satisfação de receber a Unidade Escolar Municipal Conceição de Maria Gomes Alves de Sousa Bezerra, uma escola que visará a qualidade educacional”, disse.

Francireza Alencar ainda relatou sobre como está nova obra reflete o trabalho que a gestão atual vem realizando no município, de melhorar ainda mais a educação local.

“Mostra a grandeza dos trabalhos desenvolvidos, entregando a nossa população uma obra, que sem dúvida ficara marcada na história de Fronteiras, por ofertar um Ensino Fundamental a todas as crianças deste bairro e proximidades. Abrir as portas de uma escola não é simplesmente preencher as salas de aulas de crianças, mas resgatar a cidadania de um povo, é trazer a esperança de um futuro melhor para a população”, afirmou.

A Secretária Municipal de Educação, Verônica Ribeiro, destacou o papel importante das escolas para a população. “As escolas representam instituições imprescindíveis para o desenvolvimento e o bem estar das pessoas, é nas escolas que a grande maioria das crianças e dos jovens aprendem uma diversidade de conhecimentos e competências  que dificilmente poderão aprender em outros contextos, por isso mesmo as escola tem que desempenhar um papel fundamental e insubstituível na consolidação das sociedades democráticas, baseadas no conhecimento, na justiça, na igualdade, na solidariedade, e em princípios sociais e éticos.”

Verônica Ribeiro frisou ainda sobre o trabalho feito ao longo da gestão, onde afirmou que a educação de Fronteiras tem mudado para melhor.

“Com propriedade posso dizer que em nossa administração, a educação municipal vem tornando novos rumos, deixando de ser meramente assistencialista para se torna plenamente formativa e inovadora, e para confirmar isso é que hoje entregamos uma nova escola para Fronteiras, estamos inaugurando de fato e de direito esta instituição de ensino, que a partir de agora estará dignamente a ofertar educação aos pequenos fronteirenses”, relatou.

A Prefeita do município de Fronteiras-PI, Maria José Ayres, falou sobre a felicidade de se estar entregando a Unidade Escolar, onde destacou que sempre quis terminar a obra.

 “A entrega desta escola, da satisfação e orgulho, e não de vaidade, até porque eu na qualidade de educadora que sou, de formação, jamais poderia deixar uma obra de tamanha grandeza como essa para lá, como se eu não tivesse visto, só porque se trata de uma obra iniciada em uma gestão anterior, não, isso não é função de uma boa educadora, e sempre digo a todos vocês que fui formada na área de educação por idealismo, e eu jamais poderia deixar uma obra dessa natureza para lá. Eu quero dizer de todo o meu coração que eu como educadora jamais poderia deixar uma obra como essa sem dar continuidade”, frisou.

As autoridades que estiveram presentes no evento de inauguração da Unidade Escolar foram: A Prefeita Municipal de Fronteiras, Maria José Ayres de Sousa; O Vice-prefeito de Fronteiras, Dr. Laércio Luz; O Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Gernilson Ricardo Sobrinho; A Secretária de Finanças, Marina Ayres de Sousa; A Secretária Municipal de Educação, Verônica Ribeiro; A Supervisora de Ensino, Hidelgárdia Gomes Bezerra; O Gerente da 16ª GRE, Edson Gomes Filho; A Diretora da Unidade Escolar inaugurada, Francireza da Silva; Representando as demais diretoras da rede municipal, a professora Cícera Vanda da Costa; Representando as demais coordenadoras da rede municipal, Francisca de Sousa e também a mãe da jovem homenageada, Joselina Maria Gomes Alves de Sousa.

Sobre a jovem homenageada

Conceição de Maria Gomes Alves de Sousa Bezerra nasceu no dia 08 de dezembro de 1991, a jovem é filha de Joselena Maria Gomes Alves de Sousa e José Gomes Bezerra. Conceição iniciou seus estudos na Unidade Escolar Municipal Nossa Senhora de Fátima, onde estudou também no Colégio Evangélico Aurenívia Ribeiro, e concluindo seu Ensino médio no Colégio Estadual Francisca Pereira de Sousa Morais.

Conceição de Maria faleceu em meados do final de 2016, em decorrência de uma doença rara que a mesma possuía.