Banner Topo -Virtex Telecom Banner Estado – Cuidados com a dengue Banner topo – Armazém do povo

Em Fronteiras, estudante de Escola pública, Alice Jamille, conquista Bronze na III olimpíada piauiense de língua portuguesa

em 04 de dezembro de 2018

A estudante fronteirense, Alice Jamille Silva Bezerra, 15 anos, da Unidade Escolar Nossa Senhora de Fátima, conquistou a medalha de bronze na III olimpíada piauiense de língua portuguesa após participar da competição com a escrita de uma crônica.

A jovem Alice Jamille, que reside na localidade Riacho da Vaca, zona rural de Fronteiras, participou da III OLIMPI com a escrita do gênero textual Crônica e irá receber a respectiva medalha de bronze no próximo dia 12 de dezembro no teatro 04 de setembro, na capital Teresina.

O gosto da estudante pela leitura fez com que a mesma também participasse de um concurso de redação na Semana do Bebê em Fronteiras, onde ficou em segundo lugar na competição.

A III olimpíada piauiense de língua portuguesa é uma realização da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Instituto Federal do Piauí (IFPI), União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec).

A olimpíada tem o objetivo principal de incentivar e incrementar a escrita de textos vinculados à pluralidade dos saberes e das vivências dos estudantes em diversas cidades do interior do Estado do Piauí.

A Secretária de Educação, Verônica Ribeiro, a Diretora da Unidade Escolar Nossa Senhora de Fátima, Joaquina Girlucia, e a jovem estudante Alice Jamille Silva Bezerra, receberam o Piauí em Foco na referida Unidade Escolar para retratarem a conquista do bronze da jovem fronteirense.

Em conversa com o Portal Piauí em Foco, a estudante Alice Jamille Silva Bezerra, falou sobre a orientação que recebeu da professora para a participação na olimpíada, falando como se deu a escrita da crônica.

“A professora orientou a gente que deveríamos falar algo relacionado a cultura do nosso estado, então resolvi falar de um rapaz que ele morava fora, tinha problemas como depressão, e resolvia viajar para o nordeste, vindo para o nosso estado do Piauí, então quando ele chegava aqui fica impressionado com toda a força do povo, da nossa cultura, da nossa alimentação e voltava outra pessoa”, disse a estudante

Ainda em sua palavra, a estudante destacou seu gosto pela leitura, e o incentivo e apoio do pai para que a mesma tivesse uma boa educação. “Eu gosto muito de fazer redação, gosto de ler, procuro sempre estar lendo. Meu pai desde sempre, o que ele mais zelou, foi a nossa educação, tanto minha quanto do meu irmão, ele sempre falou desde cedo que se ele pudesse ele tinha estudado, mas ele não pôde porque minha vó teve muitos filhos então ela não conseguiu dar educação para todos eles, não conseguiu que todos estudassem”, disse a jovem.

Em entrevista ao Piauí em Foco, a Diretora da Unidade Escolar Nossa Senhora de Fátima, Joaquina Girlucia, destacou a sua felicidade e a de todos da escola pela conquista do bronze da jovem Alice Jamille.

“Eu me sinto muito feliz, realizada, por ver que com o nosso trabalho estamos colhendo os frutos, me sinto feliz também por ter uma equipe comprometida, e queria parabenizar a professora Georgia que foi quem esteve a frente dessa olimpíada com eles, onde ela tem um compromisso esplendido, ela realmente abraça  a educação. Todos que fazem essa Unidade Escolar estão felizes com essa conquista. A Alice é uma aluna exemplar, todos os professores sempre comentam do comprometimento dela com os estudos, é uma aluna excelente”, disse a Diretora.

A Secretária de Educação, Verônica Ribeiro, em conversa com o Piauí em Foco, destacou sua felicidade pelas conquistas que o município vem tendo na área educacional, como também parabenizou a jovem estudante Alice por sua grande conquista.

“Muito feliz, porque os destaques estão acontecendo. Nós tivemos avanço no IDEB, nós já conseguimos representar o Piauí na Conferência Infanto Juvenil do Meio Ambiente, e com a premiação da Alice a gente fica mais feliz ainda, porque mostra o trabalho responsável de um professor, da gestão da escola como um todo, e a gente fica feliz principalmente de uma medalha que sabemos que não é fácil, são 224 municípios, escolas municipais e estaduais, e a gente conseguir uma medalha dessa nos deixa muito felizes”, disse a Secretária.

Ainda na conversa, Verônica Ribeiro frisou que conquistas como a da estudante Alice Jamille incentiva outros alunos a seguirem o mesmo caminho de se empenharem cada vez mais nos estudos. “Eu peço que eles continuem lutando, através da leitura, que é o que transforma tudo. A alegria de ver um aluno sendo recompensado por esse trabalho incentiva todos esses alunos a terem uma participação significativa daqui para frente, essa premiação da Alice vai despertar e muito nos jovens a vontade de participar da próxima olimpíada, de querer também ter um bom desempenho”, completou a Secretária.

Em sua palavra final, a Secretária relatou que está em debate novidades para o ano que vem na educação municipal. “Estamos tentando melhorar cada vez mais, estava conversando aqui com a diretora, já conversei com as outras diretoras, e estamos pensando em novidades para o próximo ano, em algumas mudanças, estamos a nível de conversa e reflexão, mas sempre pensando na melhoria do ensino”, finalizou.

Confira mais imagens:

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.