Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Armazém do povo Banner Estado do Piaui

Em Fronteiras, audiência pública discute onda de violência na região

em 23 de março de 2018

Nesta quinta-feira (22) foi realizada no município de Fronteiras-PI uma audiência pública com o tema “Segurança, direito de todos” que foi promovida entre os representantes do poder publico municipal de municípios da região, como Alagoinha do Piauí, Pio IX, São Julião, Vila Nova e Alegrete do Piauí.

A audiência ocorreu no auditório Dona Quinó, na Secretaria Municipal de Saúde de Fronteiras-PI, e contou com entidades como Prefeituras e Câmaras que se mobilizaram no evento após a onda de violência que vem atingindo municípios de toda região.

Durante todo o evento foram debatidas diversas ideias de todos os setores, como Sociedade Civil, autoridades eclesiásticas como a Igreja Católica, lideres religiosos como Padre Gregório Lustosa Leal, Pastor Jayme de Agripino Ribeiro estiveram presentes e contribuíram com a audiência sobre a segurança regional, onde foram exclamados os problemas recentes ocorridos na região e buscado saídas para a segurança.

Esteve também participando do evento o Juiz da Comarca de Fronteiras-PI, Dr. João Manoel de Moura, além da delegada da Policia Civil de Fronteiras, Rubiane Belém, e o comandante da 4º companhia de Policia Militar, Tenente Gilson, como também representantes da Policia Rodoviária Federal.

O Comandante da Companhia da Polícia Militar de Fronteiras-PI, Tenente Gilson, falou sobre como a segurança pública depende de todos. “ Eu considero o artigo 144 da Constituição Federal, que é o que trata sobre a segurança pública, bem genérico, ele não especifica o que é segurança pública, o que que o estado deve fazer junto a nação, junto aos municípios, ele só coloca os órgãos, a função de cada órgão e somente, não intitula nada, segurança publica é direito e responsabilidade, dever do estado, direito e reponsabilidade de todos, então é preciso que nós possamos dizer que a segurança publica não depende só daquele Policia que ta fardado na rua, não depende só do delegado que vai investigar, não depende só da PRF, depende de nós como cidadãos, depende de nós possamos fazer alguma coisa em prol da segurança pública”, disse.

O comandante destacou ainda sobre a necessidade de um investimento na segurança, e sobre projetos que são desenvolvidos pela Polícia Militar. “É preciso que haja um investimento junto a segurança pública, nós sabemos que o estado do Piauí, como feito bem-dito aqui e foi visto pelo IBGE, o estado do Piauí acredito que seja um dos estados que tem menor investimento junto a segurança, a gente espera que isso mude, que haja uma valorização. Tem um trabalho que estamos fazendo, e que a Policia Militar como instituição mantenedora da paz, a PM já está encabeçando, tem o programa que são os programas sociais, que é o Programa de Enfrentamento as Drogas, esse programa ele é abraçado pelo município, e tem os instrutores que são os Policias Militares, vai solucionar o problema da segurança pública? Não, não vai, mas é um dos trabalhos que tem de agregar valores, pegar aquele jovem que tem contato com a droga e ensinar a forma de dizer não, ensinar quais são as causas, tem um instrutor qualificador para fazer”, afirmou.

A Delegada da Policia Civil do município de Fronteiras-PI, Rubiane Belém, frisou sobre a participação da sociedade na solução para a segurança pública. “ Nós, a população da região, é que temos que buscar uma solução, se esperarmos que alguém vai chegar e trazer uma solução pronta, isso não vai acontecer, principalmente porque cada região, cada cidade, cada localidade, ela tem uma especificidade, tem suas características, tem um crime que mais acontece em uma cidade e não acontece em outra, quero me colocar a disposição, de sentar com os gestores, com a sociedade em geral para procurar solução para as demandas que foram colocadas aqui”, relatou.

A Prefeita do município de Fronteiras, Maria José Ayres, destacou a importância do debate do tema para a região. “ Sabemos que a segurança publica é sem sombra de dúvida um assunto amplo, que abrange uma serie de elementos que deveriam contribuir para que a nossa segurança publica pudesse tornar uma segurança ideal, dentro dos moldes de que toda sociedade deseja, para isso ressalto a importância primeira do estado como provedor da segurança pública, sendo dever do estado constitucional ao bem estar do seu povo, em segundo lugar também ao dever do cidadão zelar pela sua vida e o seu bem estar”, disse.

O evento reuniu prefeitos da região como do município de Fronteiras, Maria José; Pio IX, Regina Cóeli; Alagoinha do Piauí, Jorismar Rocha; São Julião, Jonas Alencar; e também representantes dos municípios de Alegrete do Piauí e Vila Nova que estiveram presentes na audiência.

Veja fotos:

Fotos por Grasiano Sá

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.