Banner topo – Armazém do povo Banner Topo -Virtex Telecom Banner Estado – Cuidados com a dengue

Em 8 meses de gestão, índices apresentam grandes avanços da Saúde em Santo Antônio de Lisboa

O balanço, divulgado nesta segunda-feira (4), apresenta índices que comprovam o efetivo funcionamento dos serviços, bem como a ampliação dos mesmos, atingindo ao maior número de pessoas possível.

em 05 de setembro de 2017

A gestão do jovem prefeito Welington Carlos chegou à conclusão dos seus 8 primeiros meses pontuando diversos avanços nas principais pastas da administração, dentre elas o importante setor da saúde, comandado pela secretária municipal Priscila Leal.

O balanço, divulgado nesta segunda-feira (4), apresenta índices que comprovam o efetivo funcionamento dos serviços, bem como a ampliação dos mesmos, atingindo ao maior número de pessoas possível.

O bom exemplo está no aumento de consultas ambulatoriais especializadas, dispondo de médicos nas áreas de cirurgia-geral, cirurgia oncológica, ginecologia, ortopedia, cardiologia, clínico geral e pediatria, além de enfermeiros, técnicos e fisioterapeutas. Segundo dados da Secretaria Municipal, até o momento a equipe de Saúde já soma mais de 2.500 consultas realizadas em 8 meses de gestão.

Mais uma conquista foi a implantação do Ambulatório de Pequenas Cirurgias, com a realização de procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade que não requer internação do paciente (retirada de verrugas, pintas, cistos sebáceos dentre outros). Com esta medida, os pacientes antes encaminhados à outros municípios para tais procedimentos, hoje são atendidos na própria Unidade Mista de Saúde Pedro Vicente, somando até o momento mais de 230 pequenas cirurgias.

A gestão promoveu o aumento da cobertura assistencial e melhorias das unidades de saúde da família, com serviços odontológicos preventivos a saúde bucal ofertado para todas as idades na sede e zona rural, além das campanhas diversas de cunho preventivo, como da vacinação contra a gripe influenza, a ‘I Caminhada da Saúde’, campanha contra o mosquito Aedes Aegypti e mais recente o ‘Programa Municipal de Controle de Tabagismo’.

Respeitando as orientações da Política Nacional de Educação Permanente, a gestão ofertou diversas ações de treinamento e desenvolvimento do efetivo profissional, através, por exemplo, treinamento no atendimento às vítimas de urgência e emergência, capacitação de cuidados no AVC/oxigenoterapia, humanização na saúde, segurança do paciente e muito mais.

No âmbito da humanização, foi implantado, desde março de 2017, o serviço de acolhimento e escuta qualificada, mudando a estratégia de trabalho em saúde, dando agilidade e direcionamento correto à consulta médica após a verificação da necessidade identificada no paciente com o atendimento prévio da equipe de enfermagem.

São medidas e ações dedicadas que refletem no progresso da Saúde municipal, oportunizando a real melhoria na qualidade de vida da população.

Segundo afirmou ao Piauí em Foco, o prefeito Welington Carlos descreve o trabalho realizado como prioritário e de grande respeito à população, considerando plenamente satisfatória todas as ações e medidas destes 8 meses.

“As realizações, até o momento, estão até acima do esperado quando se considera o quadro caótico em que a saúde municipal se encontrava. Vale ressaltar que temos certeza de que ainda teremos muitas outras realizações pela frente, sempre trabalhando para recuperar e fazer crescer a saúde do nosso município”, finalizou.

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.