Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Armazém do povo Banner Estado – Cuidados com a dengue

Com a volta do caju, cidades da região de Picos tem economia aquecida, e volta a exportar para outros estados

Segundo os agricultores e proprietários de caju espera-se 50% a mais em comparação as ultimas safras.

em 08 de maio de 2017

A safra de caju está movimentando a econômia na região de Picos, tendo como principais produtores os municípios de Santo Antônio de Lisboa, Francisco Santos e Campo Grande, a colheita promete ser a melhor dos últimos 5 anos, com a qual teve uma baixa devidos os efeitos da seca e perda da área plantada.

Segundo os agricultores e proprietários de caju espera-se 50% a mais em comparação as ultimas safras, sendo que ano passado foi o pior desde 2012, a colheita está muito forte no município de Santo Antônio, o caju selecionado estão exportando em sua maioria para o Recife, os demais são vendidos nas fábricas locais pra produção do suco.  Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio grande do Norte, Alagoas, Sergipe, São Paulo e Rio de Janeiro também são estados para onde a safra é escoada, mas é menor proporção.

A principal fabrica que recebe o caju da região é a Sucos Imbiara, considerada mais importante porque que trabalha o ano todo e produz outros sucos, como também beneficia castanha e mel, outras 6 fabricas trabalham no mesmo seguimento, no entanto trabalham só no entre safra.

O agricultor e produtor de caju Pedro Manoel de 63 anos, conta que os últimos quatro anos foram os piores, e que em sua propriedade não houve produção em 2016, “os pés de caju morreram tudo, me vi sem caju ano passado, tive que recomeçar o plantio do zero. Graças a Deus os primeiros pezinhos já estão começando dar frutos e de agora pra frente vai melhorar, vamos ter uma boa safra” comentou seu Pedro.

2 Comentários

  1. Rosa Rocha disse:

    Meu velho pai, Adão João e meu irmão Zimar!

  2. Ianka disse:

    Meu Pai e Meu Avô, Me orgulho de tanta batalha e trabalho.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.