Banner topo – Armazém do povo Banner Estado – Cuidados com a dengue Banner Topo -Virtex Telecom

ALEGRETE | Secretaria de Educação inicia ano letivo com Jornada Pedagógica

em 20 de março de 2018

Na manhã desta segunda-feira (19), o município de Alegrete do Piauí deu início ao ano letivo com a jornada pedagógica da rede municipal de ensino, evento realizado no Espaço Cultural e sendo uma realização da Prefeitura Municipal juntamente com a Secretaria Municipal de Educação.

O evento deu por iniciada a Jornada Pedagógica no município, onde cerca de 900 alunos foram matriculados em nove escolas da rede pública municipal de ensino. Além do alunado, também voltaram aproximadamente 100 servidores para as salas de aulas do município, iniciando assim o ano letivo de 2018.

A jornada tem como seu objetivo principal planejar ações estratégicas para os próximos 200 dias letivos, e também estabelecer metas para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, para tal, diversas ações estão sendo realizadas, como a discussão da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, além de debates de melhorias na qualidade do ensino e compromisso dos docentes.

A inspetora de Ensino, Virginia Célia, destacou o papel do educador para com a educação. “Nós sabemos que a pessoa que está na sala de aula, está na direção, está na direção, está na coordenação, esteja ele onde estiver, ele está bem, está contribuindo, além do seu trabalho de ter seu pão de cada dia em sua casa ainda está contribuindo para evolução, para educação, para o crescimento da sua comunidade, da sua cidade, então nós somos pessoas muitos importantes”, disse a inspetora.

Virginia Célia ainda relatou como os educadores podem contribuir para que cada vez mais as crianças e adolescentes estejam inseridos nas salas de aula. “ Nós temos que buscar nossos alunos, onde vocês souberem que tem um adolescente, uma criança, ou uma família que os pais não estão levando isso em consideração, levando isso a sério, conversem com eles, levem essas crianças para escola, porque você está contribuindo com a formação daquela criança, daquele adolescente, então a gente tem que buscar, nós temos que nós preocupar, incentivar as pessoas a estudar, se tem uma família que não está muito ai para as crianças, chame o diretor, converse com ele, converse com o coordenador, convide eles a ir na casa dos pais dessa criança, vão na Assistência Social, no Conselho Tutelar, então todo mundo pode aqui se ajudar, porque é a partir dai que é o sucesso, e dai que nós vamos poder colocar todos os nossos alunos na sala de aula”, frisou.

A Secretária Municipal de Educação, professora Valdenia Silva, enfatizou as mudanças e melhorias que a educação do município tem para este ano, destacando a participação do educador junto aos novos programas.

“O ano de 2018 nós temos muitas mudanças, começar pelos pactos da educação, como o PNAIC, que agora passa a ser da educação infantil ao terceiro ano, então os professores da creche, ao terceiro ano, vão ter que participar da formação do PNAIC, organizar suas rotinas, como os outros dos anos anteriores do primeiro ao terceiro ano, e para os demais professores nós vamos ter formação continuada a partir do ano que vem, e para os demais seguimentos nós temos o novo mais educação, que também tem a formação, e nós temos um programa novo esse ano que é o Mais Alfabetização, então tudo isso é novidade, e o que a gente espera é que nós como educadores abracemos todas essas novidades, todos esses programas, é a nossa realidade, é o nosso trabalho”, afirmou a Secretária.

A supervisora de ensino do município, Jessyka O’hara, falou sobre a Base Nacional Comum Curricular-BNCC, onde destacou a necessidade de que os educadores desenvolvam novas estratégias para o processo de ensinamento ao longo dos anos, para que haja a superação nos desafios pedagógicos que podem ocorrer.

Na oportunidade do evento, a coordenadora do PNAIC, Lúcia Oliveira, entregou certificados aos mais atuantes do Pacto no município de Alegrete.

As seguintes autoridades estiveram presentes na reunião pedagógica: A vice-prefeita de Alegrete, Hermilinda Gomes; A coordenadora do Mais Educação, Raimunda Alzira; A Supervisora de Ensino do município, Jessyka O’hara ;A coordenadora do PNAIC, Lúcia Oliveira ; A Secretária Municipal de Educação, professora Valdenia Silva ; A inspetora de Ensino, Virginia Célia; e demais representantes do Conselho Municipal de Educação, como diretores, coordenadores, professores e servidores de ensino do município.

As atividades da jornada pedagógica seguem nesta terça-feira (20) com um planejamento em cada escola do município de Alegrete.

Veja fotos:

 

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.