Banner topo – Armazém do povo Banner Topo -Virtex Telecom Banner Estado do Piaui

ALEGRETE | Saúde conclui semana de ações e anuncia caminhada de encerramento da campanha de Combate ao Suicídio

Encerrando todas as atividades, a culminância da campanha será realizada nesta quinta-feira (05/10), em praça pública, com uma grande caminhada pelas ruas da cidade, objetivando conscientizar toda população e fazer com que os munícipes abracem a causa ao lado dos profissionais.

em 03 de outubro de 2017

Os idosos do grupo “Vida a Idade”, dos SCFV do CRAS, também foram envolvidos na campanha e durante oficinas confeccionaram cartazes para serem utilizados na Caminhada desta quinta-feira (05/10).

Nesta segunda-feira (02/10), em Alegrete do Piauí, a Saúde Municipal da gestão do prefeito Márcio Alencar, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, em parceria com as secretarias de Educação, Assistência Social e Cultura, encerrou uma etapa da semana de ações do ‘Setembro Amarelo’ em uma campanha massiva de esclarecimentos sobre o suicídio, a fim de promover a prevenção e posvenção desta triste prática que tem produzido dados alarmantes no país, assim como em todo estado do Piauí.

A fisioterapeuta Ada Kalyne e a enfermeira Kélia Ramos levaram um teatro de fantoches para abordar o tema junto as crianças.

Aderindo à manifestação nacional, toda equipe gestora mobilizou-se, desde o dia 25/09, em diversas realizações criativas e ricas de conteúdo como palestras, teatro de fantoches e oficinas abordando a valorização da vida. Profissionais diversos da saúde, orientados pela psicóloga do NASF, Rayane Oliveira, como também pela coordenadora do NASF, Maria das Brotas, ministraram as atividades junto aos alunos da zona rural e urbana, rede municipal e estadual de ensino, dos turnos manhã, tarde e noite. Também foram envolvidos os jovens dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS, bem como o grupo ‘Viva Idade’, com os idosos dos SCFV.

Psicóloga do CRAS, Vanessa Macedo, acompanhando os trabalhos na oficina junto ao grupo de idosos.

Em conversa com o portal Piauí em Foco, a psicóloga Rayane Oliveira, que representou o município na capacitação de nível estadual, relatou o sucesso das ações realizadas de tamanha importância e a superação dos tabus que envolvem a temática nunca antes abordada em tais proporções em Alegrete, com destaque para a participação efetiva do público alvo na troca de informações e experiencias desde as crianças, adolescentes e professores, até o grupo de idosos.

Psicóloga do NASF, Rayane Oliveira, em palestra na Unidade Escolar Estadual Antônia de Sousa Alencar.

“Tivemos bastante cautela diante da preocupação por conta dos prejulgamentos que ainda são muitos fortes e dificultam o entendimento a respeito do suicídio e valorização da vida. Dessa forma, de acordo com o andamento das atividades, nossas expectativas foram sendo superadas e nossas equipes foram recebidas com muito carinho em todas as escolas, tanto da zona urbana como zona rural. Acredito que conseguimos das um grande pontapé inicial para que essa temática seja trabalhada de forma contínua e com certeza alcançamos nosso objetivo, de mobilizar e informar a população sobre os índices do nosso país e estado através do conteúdo repassado, trabalhando a prevenção ao suicídio e a valorização da vida”, afirmou a psicóloga.

Assistente Social da Secretaria Municipal de Saúde, Clesiana Ramos, em palestra no ASA.

Nesta quarta-feira (03/04), no ‘Espaço Cultural’, a campanha segue com outra etapa de suma importância, sendo esta uma capacitação para os profissionais de ensino, assistência e saúde alegretenses, com orientações para que possam contribuir com a prevenção através da percepção e identificação de possíveis casos que muitas vezes passam despercebidos, podendo então encaminhar para os profissionais da saúde. A capacitação será ministrada pelo psicólogo Rodrigo (CRP / 21) de Teresina – PI.

Fisioterapeutas Ada Kalyne e Anna Carla, acompanhadas da psicóloga Rayane Oliveira em atividades com fantoches e muita interação na U.E.M. Tertuliano Sanches Leal.

Encerrando todas as atividades, a culminância da campanha será realizada nesta quinta-feira (05/10), em praça pública, com uma grande caminhada pelas ruas da cidade, objetivando conscientizar toda população e fazer com que os munícipes abracem a causa ao lado dos profissionais. Na ocasião, haverão apresentações culturais e a premiação da melhor redação, paródia e poesia relacionada ao tema, ação proposta durante as palestras nas escolas.

Fisioterapeutas Ada Kalyne e Anna Carla, acompanhadas da psicóloga Rayane Oliveira em atividades com fantoches e muita interação na U.E.M. Tertuliano Sanches Leal.

Psicóloga do CRAS, Vanessa Macedo, em palestra no ASA.

Fisioterapeuta Ada Kaliny e enfermeira Kélia Ramos em apresentação de fantoches junto as crianças da zona rural.

Fisioterapeutas Ada Kalyne e Anna Carla, acompanhadas da psicóloga Rayane Oliveira em atividades com fantoches e muita interação na U.E.M. Tertuliano Sanches Leal.

Psicóloga do CRAS, Vanessa Macedo, em palestra no ASA.

Psicóloga Rayane Oliveira e fisioterapeuta Anna Carla em atividades com fantoches e muita interação na U.E.M. Tertuliano Sanches Leal.

Assistente Social da S. M. Saúde, Clesiana Ramos, em palestra no ASA.

Idosos participando da oficina

Fotos: SMS/NASF

Matéria relacionada:

Em Alegrete, Saúde municipal anuncia campanha ‘Setembro Amarelo’ na prevenção ao suicídio

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.