Banner topo – Rede Brasil Aluguel de Carros Banner topo – Estado Piauí
Rede Brasil

ALEGRETE | Gestão municipal realiza grande caminhada de combate ao suicídio e valorização da vida

Em sua conclusão, a campanha ganhou as ruas chamando atenção dos munícipes em geral para a importância de debater este tema rodeado de tabus, bem como oferecer apoio aos que se encontram com problemas e pensando em tirar sua própria vida.

em 11 de outubro de 2017

O mês de setembro já foi encerrado, mas as atividades da campanha do ‘Setembro Amarelo’ ainda rendem bons frutos em Alegrete do Piauí.

Na tarde desta quarta-feira (11), a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde com o apoio das secretarias de Educação, Assistência Social e Cultura, realizou uma caminhada que marcou a conclusão da extensa campanha de prevenção e combate ao suicídio, bem como pela valorização da vida, sendo este o momento de visibilidade e relato dos prejuízos do suicídio causados à sociedade.

Secretária de Assistência Social, Adrícia Sousa, junto aos idosos dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Ao logo de quase duas semanas interruptas, a equipe organizadora, liderada pela coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Maria das Brotas, e pela psicóloga do NASF, Rayane Oliveira, idealizadores do projeto, realizou uma série de ações na zona urbana e rural, em todas as escolas, UBS’s e junto aos grupos dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com palestras, debates e atividades educativas criativas com teatro de fantoches, além de uma capacitação junto aos servidores municipais. Sempre enfatizando a valorização pela vida e conduzindo as pessoas à comportamentos mais humanitários de respeito, carinho, afeto e cuidado de uns com os outros.

Psicóloga Vanessa Macedo esclareceu, durante a caminhada, todos os objetivos da campanha.

Em sua conclusão, a campanha ganhou as ruas chamando atenção dos munícipes em geral para a importância de debater este tema rodeado de tabus, bem como oferecer apoio aos que se encontram com problemas e pensando em tirar sua própria vida.  Entre os participantes, as palavras de ordem eram pela atenção aos sinais de quem busca ajuda e um “não” ao suicídio”.

O projeto, que promete seguir ainda maior em sua próxima edição, já foi considerado um sucesso por atingir aos públicos-alvo, desde as crianças, jovens, até os idosos que muitas vezes são acometidos por doenças como a depressão ou bipolaridade.

Secretária de Saúde, Jannaína Alencar.

Na ocasião de encerramento, a secretária de Saúde, enfermeira Jannaína Alencar, parabenizou a equipe pela dedicação e a realização de mais um evento que promove a saúde preventiva.

“Quero agradecer toda equipe idealizadora e organizadora desse evento, todas as pessoas que se doaram em parceria com as secretarias. Agradeço aos professores, coordenadores, assistentes sociais e demais que se empenharam na realização dos trabalhos com seus alunos e as crianças e idosos dos serviços de convivência”, disse a secretária.

Padre Ismael.

O pároco da igreja matriz, Nossa Senhora de Fátima, padre Ismael, procedeu uma bênção aos presentes e parabenizou a equipe organizadora pela realização da importante campanha que reforça a vida.

“Deus nos fez foi para viver. Deus quis que a gente nascesse, se criasse e crescesse para viver e viver bem, viver feliz. Para isso Deus nos dá as condições que precisamos, para sermos felizes todos os dias. Ele enche nossa vida de sonhos e é muito importante sonharmos. Então vamos pedir a Deus que pelo seu Espírito Santo tome conte de cada um de nós, dos nossos pensamentos. Que encha nossas cabeças de pensamentos positivos, de sonhos e esperanças” reforçou o padre.

Secretário de Cultura, Iago Sousa.

Ainda no encerramento, o secretário de Cultura, Iago Sousa, também parabenizou a equipe e destacou a necessidade de atividades diversas no combate ao suicídio, como as que estão sendo oferecidas na gestão do prefeito Márcio Alencar através de sua pasta.

“Investir nas crianças, investir nos grupos, assim como a gestão do prefeito Márcio e da primeira-dama Andréa, e a gente a frente da Cultura tem feito, é investir em pessoas que vão crescer saudáveis com a mente sadia. Por isso oferecemos grupos que trazem práticas saudáveis de vida e logicamente de cidadania e disciplina”, afirmou o secretário.

No evento coube ainda o relato espontâneo e emocionante da munícipe Joseane, que relatou a importância da atenção dos amigos e familiares à vida de cada um ao redor, compartilhando a triste notícia da perda de um ente querido que reside longe e, segundo Joseane, tirou sua própria vida nesta terça-feira (10).

Coordenador do NASF, Maria das Brotas.

Como última fala, a coordenadora Maria das Brotas relembrou que as ações encerram, mas a campanha segue, tendo, todos, o compromisso de passar a diante a valorização da vida e a atenção junto ao próximo.

Em praça pública, o evento foi fechado com as apresentações do grupo “Alê Dance”, da Secretaria de Cultura: a interpretação “Caixinha de Surpresa” da turma de Ballet Clássico, coreografia de Patrícia Sousa; e duas apresentações da turma da professora Zélia Nogueira, a “Peneira”, que garantiu a 3ª colocação do grupo no festival de Dança de Campos Sales – CE, bem como a nova coreografia que será apresentada no festival em Exu – (PE).

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.