Banner Topo -Virtex Telecom Banner Estado do Piaui Banner topo – Armazém do povo

ALEGRETE | Gestão de Márcio Alencar lança ousado e importante ‘Programa de Coleta Seletiva e Sustentabilidade – Alegrete Verde’

O Programa prevê ações de capacitação dos profissionais de coleta; implantação da cooperativa de catadores; ações de educação ambiental para separação de lixo seco e úmido, dentre outras. Para tal objetivo, a gestão de 'Marcinho' anunciou até 40% de isenção do IPTU para quem cumprir corretamente as solicitações pontuadas.

em 19 de julho de 2017

Inovando mais uma vez com ações de benefícios a curto, médio e longo prazo, a gestão do prefeito Márcio Alencar (PT) lançou na noite desta quarta-feira (19) o ‘Programa de Coleta Seletiva e Sustentabilidade – Alegrete Verde’, cujo objetivo é conscientizar a população e implementar em definitivo no município a coleta e destinação adequada dos resíduos sólidos.

O dia ‘D’, marcado para iniciar efetivamente a coleta nas ruas é 1º de setembro. Para atingir esta e outras metas pontuadas no projeto, idealizado e acompanhado de perto pela primeira-dama de Alegrete, enfermeira Andréa Sousa, a equipe da Saúde local, auxiliada por servidores, agentes de endemias, garis e demais funcionários, vai promover durante todo o restante do mês de julho e agosto uma série de esclarecimentos junto á população, através de reuniões setoriais em cada bairro e localidade, por toda extensão territorial do município.

 

No primeiro dia de ações, realizadas na Câmara Municipal, a reunião foi dividida em duas etapas: o primeiro momento foi destinado aos secretários da gestão, chefes de setores, servidores das diversas áreas, educadores e demais funcionários públicos, com o objetivo de trazer toda a administração a participar efetivamente do projeto bem como multiplicar as informações; na sequência, a palestra foi destinada aos comerciantes locais, trabalhadores que diariamente servem a grande número de pessoas e que produzem uma quantidade alta de lixo por conta de seus estabelecimentos.

Nas palestras, conduzidas pelo coordenador da campanha, Edson Ribeiro, os participantes recebem todo esclarecimento sobre o projeto, como a maneira de separar o lixo, a forma de coleta com horários e dias etc. Além disso, também são informados sobre meio ambiente, saúde, resíduos dentre outros, com destaque para o método de incentivo oferecido pela gestão, que ofertará descontos de até 40% no IPTU para quem cumprir de maneira satisfatória os seguintes pontos:

1 – 15% de desconto para quem separar corretamente o lixo; 2 – 15% de desconto para quem tiver a residência sem registro de foco do mosquito Aedes aegypti; 3 – 10% de desconto para quem utilizar um sistema de reaproveitamento da água da chuva.

O prefeito Márcio Alencar espera, com os esclarecimentos levados à população, sensibilizar todos sobre as necessidades reais de adaptação as questões ambientais, prevenindo maiores problemas no futuro e melhorando o ambiente e a saúde dos munícipes de hoje e amanhã.

“Sabemos que o trabalho será árduo, pois crescemos em costumes completamente diferentes daqueles que se fazem necessários hoje. Mas com coragem e muitas expectativas boas, inicio mais este projeto, pois sei que apesar das ações serem até impopulares, elas são muito necessárias à população. Meu objetivo como gestor é enfrentar os problemas e trabalhar em benefício do povo. Tenho certeza que aos poucos todos entrarão nessa luta e logo mais veremos um Alegrete ainda mais bonito, agradável, educado e saudável”, relatou o gestor em conversa com o Piauí em Foco.

As questões ambientais tem tido grande relevância desde a gestão anterior de ‘Marcinho’, sendo Alegrete um dos primeiros dez municípios piauienses a concluir o Plano Municipal de Saneamento Básico, elaborado minuciosamente junto à Funasa, projetando ações em curto, médio e longo prazo para resíduos sólidos, abastecimentos de água, drenagem pluvial dentre outros. Diante de tamanha organização, o gestor tem se dedicado a atender as demandas mais urgentes, promovendo uma verdadeira transformação na cidade, tanto do aspecto estético quanto de utilidade.

Encarando de frente o desenvolvimento do ‘Alegrete Verde’, na ocasião de abertura do projeto, a primeira-dama Andréa Sousa relatou ao público presente a satisfação em poder, finalmente, realizar o sonho de contribuir com tamanha promoção de saúde e educação ambiental no município, destacando a vontade de tal realização desde a gestão de seu sogro, o ex-prefeito Edilton Alencar. A primeira-dama afirmou que a viabilidade do projeto só foi possível mediante boa organização e planejamento, dedicando esforços para o pleno desenvolvimento das atividades através de recursos próprios.

“O nosso prefeito é um gestor que tem visão, que tem coragem e é consciente do que deve plantar para se colher algo maior mais a frente, por isso está fazendo este grande investimento. Vai ser um trabalhinho de formiga, realizado um a um, mas que terá um resultado gigantesco. Vamos ensinar nossas crianças, conscientizar nossos adultos e conquistar um Alegrete melhor, todos juntos, pois quem faz a diferença somos nós. Deixaremos nosso legado e os benefícios ficarão para sempre, pois a gestão acaba, mas a cidade e seu povo continuam com tudo que foi conquistado. Tenho certeza de que veremos uma mudança significativa em Alegrete que vai ser reconhecido na região como um município bonito, de pessoas inteligentes, de cidade limpa e povo educado, com gente que convive adequadamente com respeito ao outro e ao meio ambiente”, declarou Andréa.

Dentre os objetivos de destaque no ‘Alegrete Verde’, está a capacitação de servidores da saúde, bem como a criação, já nos próximos dias, da cooperativa de catadores, para devida destinação final do material reciclável separado, gerando mais renda aos garis do município.

No âmbito da educação ambiental, a gestão pretende ainda anular: a prática da queimada de lixo; a criação de animais em locais inapropriados; o armazenamento inadequado de água desencadeando criadouros do Aedes aegypti; o descaso com terrenos sem construção que acumulam lixo; além de viabilizar um local apropriado para os resíduos buscando eliminar o ‘lixão’.

Muito bem aceito e elogiado já na primeira etapa, o Programa segue nesta quinta-feira (20) com a reunião dos moradores da avenida ‘Tertuliano Sanches Leal’, que fica às margens da BR 316. Na sexta-feira (21), é a vez dos moradores do bairro centro. Toda população será convidada pessoalmente em suas residências e informada da data, local e hora do encontro de seu setor.

Após as reuniões foram sorteadas camisas do Programa. Além das autoridades citadas, também estiveram presentes à abertura do projeto, a vice-prefeita Hermilinda Gomes; o secretário de Finanças, Gean Oliveira; o secretário de Meio Ambiente, Joaquim Leal; o secretário de Agricultura, Manoel Filho; a secretária de educação, Valdenia Silva; o secretário de Obras, ‘Boxote’; o secretário de Cultura, Iago Sousa e demais servidores da Administração ‘Alegrete Continua Para Todos’.

Confira as imagens:

Fotos: Francisco Silva

 

 

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.