Banner topo – Rede Brasil Aluguel de Carros Banner topo – Armazém do povo Banner Topo -Virtex Telecom BAnner Governo do Estado
Rede Brasil

ALEGRETE | Com sucesso, escola ‘Tertuliano Sanches Leal’ realiza culminância do projeto “Nosso Folclore, Nossa Cultura, Nossa Gente!”

Na harmônica junção de folclore, cultura e tradições, os alunos mostraram seus talentos durante as diversas apresentações, prevalecendo a atitude sócio-cultural e ambiental com incentivo a criatividade e socialização das crianças através das expressões orais, corporais e artísticas.

em 01 de setembro de 2017

Com apoio da Secretaria Municipal de Educação, em alusão ao ‘Dia do Folclore’, celebrado nacionalmente no dia 22 de agosto, a ‘Unidade Escolar Municipal Tertuliano Sanches Leal’, (4º e 5º ano) promoveu na tarde desta sexta-feira (01/09) uma grande culminância do projeto “Nosso Folclore, Nossa Cultura, Nossa Gente”.

No ‘Espaço Cultural’, em Alegrete, a direção da escola, professores, pais e comunidade em geral reuniram-se para assistir as apresentações surpreendentes das crianças, envolvendo o conteúdo levado às aulas.

Após o intenso trabalho em sala de aula com a leitura e interpretação de obras renomadas que retratam o folclore brasileiro, oportunizando o conhecimento dos diferentes gêneros da escrita presentes no folclore, bem como do resgate de lendas, entraram em cena as apresentações culturais, dramatizações teatrais e musicais, encenações de danças e cantigas de roda.

Na harmônica junção de folclore, cultura e tradições, os alunos mostraram seus talentos durante as diversas apresentações, prevalecendo a atitude sócio-cultural e ambiental com incentivo a criatividade e socialização das crianças através das expressões orais, corporais e artísticas.

A diretora da escola, Conceição de Maria Alencar, relatou sua imensa satisfação com o resultado do projeto, destacando a importância da realização e a dedicação dos professores e alunos para o bom desenvolvimento e o sucesso dos trabalhos.

“É importante valorizarmos nossa própria cultura e transmitirmos às nossas crianças as tradições que nos enraízam e nos definem. Nosso folclore é riquíssimo e é importante leva-los aos nossos alunos, dando continuidade aos costumes brasileiro e claro, nordestinos. Estão todos de parabéns por esta grande realização. Este trabalho é da diretora sim, mas também da coordenadora, das secretárias, das professoras, dos colaboradores das escolas, dos pais e principalmente dos alunos. Agradeço a cada um de vocês”, finalizou a diretora ‘Conça’, como é carinhosamente chamada.

No palco, um verdadeiro show foi levado em mais de 10 apresentações:

1 – Banda Marcial de Alegrete (flautas) com as músicas “Asa Branca” de Luiz Gonzaga e “Eu só quero um xodó” (alunos do ‘Novo Mais Educação’ – Professor Clebson);

2 – “O Reisado” (Sr. Elias, Zé do Bastião e sanfoneiro ‘Toinho’);

3 – Reisado (4º ano ‘B’ – Professora Pedrina); peça teatral

4 – ‘Curupira’ (5º ano ‘A’ – Professora Liduina);

5 – Dança “A rosa e o Cravo”, coreografia da aluna Ellen Yannê (5º ano ‘C’ – Professora Régina);

6 – Carimbo, coreografia da aluna Ellen Yannê (5º ano ‘C’ – Professora Régina);

7 – Emboladas (4º ano ‘B’ – Professora Pedrina);

8 – Encenação de “O casamento da bruxa Florentina” (5º ano ‘A’ – Professora Liduina);

9 – Interpretação da cantiga de roda “Teresinha de Jesus” (5º ano ‘B’ – Professora Fernanda Mirelly);

10 – Baião (5º ano ‘C’ – Professora Régina);

11 – Encenação de “O encontro das Princesas” (5º ano ‘A’ – Professora Liduina);

12 – Encenação de “O Rio” – (5º ano ‘A’ – Professora Liduina);

13 – Interpretação da cantiga de roda “A Linda Rosa Juvenil” (5º ano ‘B’ – Professora Fernanda Mirelly);

14 – “A dança do Saci-Pererê” (4º ano ‘B’ – Professora Pedrina);

15 – Carimbó (alunas Rayane e Ellen Yannê – Professora Régina).

Além da diretora, também esteve presente a coordenadora pedagógica Antonia Cristianeide de Araújo; as secretárias Sonilda Maria Bezerra e Maria do Socorro Silva Leal; as professoras Fernanda Mirelly, Francisca Núbia, Ceiça Alencar, Liduina Maria, Leonarda Rodrigues, Pedrina Paracampos e Regina Ribeiro; além dos demais servidores da escola.

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS IMAGENS!

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.