Banner Topo -Virtex Telecom BAnner Governo do Estado Banner topo – Armazém do povo
Rede Brasil

ALEGRETE | Com palestras e avaliações, gestão municipal inicia ‘Programa Saúde na Escola 2017’

O 'Programa Saúde na Escola’ edição 2017 tem como tema ‘Todos unidos contra o Aedes aegypti'; O PSE segue com ações até a próxima sexta-feira (9), quando a equipe da concluir Saúde as atividades em todas as escolas do território alegretense.

em 05 de junho de 2017

Enfermeira Nadjane, equipe de Saúde da Família e NASF realizaram atividades na U.E.M. Maria Juceneuda Maia (Foto: ASCOM Municipal)

A Prefeitura Municipal de Alegrete do Piauí, através das secretarias de Saúde e Educação, iniciou nesta segunda-feira (5) mais uma edição do ‘Programa Saúde na Escola’, desta vez com o tema ‘Todos unidos contra o Aedes aegypti’.

O primeiro dia de atividades, programadas para serem realizadas até a próxima sexta-feira (9), foi marcado por palestras com as equipes de Saúde da Família nas unidades escolares Maria Juceneuda Maia (municipal) e Antônia de Sousa Alencar (estadual).

Enfermeira Kélia Ramos em palestra na Unidade Escolar Estadual Antônia de Sousa Alencar. (Foto: ASCOM Municipal)

O tema debatido pelas enfermeiras Kélia e Nadjane junto aos jovens, foi o combate ao perigoso mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungya. Diante de índices de notificações das referidas doenças no município, os alunos tiveram esclarecimentos sobre as medidas a serem adotadas para evitar a proliferação do Aedes, sendo este o meio mais eficaz de evitar as doenças transmitidas pelo mesmo.

Secretária de Saúde em exercício, Rayara Carvalho. (Foto: ASCOM Municipal)

Ao Piauí em Foco, a secretária de Saúde em exercício, enfermeira Rayara Carvalho, destacou a necessidade de convocar os jovens para esta luta contra o mosquito, afirmando a preocupação do prefeito Márcio Alencar em conscientizar todos para evitar possíveis surtos das doenças no município.

“A dengue, zika e chikungunya são doenças perigosíssimas, de efeitos terríveis, que podem ter consequências a longo prazo. Uma por exemplo, prolonga o período das dores; a outra pode causar microcefalia em bebês, caso haja contaminação da mãe no período de gravidez; e em casos mais sérios pode levar a morte. Por isso a gestão se preocupa em, não apenas no período das chuvas, mas há todo momento repassar à população os hábitos adequados para que possamos de fato diminuir a incidência de casos em Alegrete, e claro esse momento é muito oportuno para clamarmos aos jovens a participação nesta luta que precisa e deve ser de todos”, afirmou a secretária.

Além das palestras, os alunos das escolas MJM e ASA também tiveram a oportunidade de realizar avaliação física (IMC) com a nutricionista Bruna Alencar e a educadora física Francisca Agrícola, ambas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família.

Dra. Helena Alencar procedendo a avaliação bucal com auxílio da téc. de enfermagem Eva e da coordenadora do NASF Maria das Brotas. (Foto: ASCOM Municipal)

A creche Tia Osay Maia também foi acompanhada neste primeiro dia, mas aos pequenos alunos foi destinada a palestra sobre higiene bucal, ministrada pela dentista Dra. Helena Alencar, que também realizou avaliação sobre a saúde bucal das crianças e procedeu aplicação de flúor e escovação, entregando a cada participante o kit oferecido pela gestão com escova e creme dental.

Coordenadora de Vacinas, Francislene e equipe da Saúde da Família em verificação da caderneta das crianças na Creche Tia Osay Maia (Foto: ASCOM Municipal)

Os meninos e meninas da creche Tia Osay Maia também tiveram verificação das cadernetas de vacina, com a presença da coordenadora do setor, enfermeira Francislene e equipe de saúde da família, que procederam as vitaminas ou vacinas em falta nas cadernetas.

Coordenadora do NASF, Maria das Brotas (Foto: ASCOM Municipal)

A coordenadora do Núcleo de Apoio a Saúde da Família, Maria das Brotas, também acompanhou de perto as atividades deste primeiro dia de PSE, relatando a importância de tais ações.

“Este é um programa que nos permite a aproximação de dois segmentos essenciais, a saúde e a educação. Por isso toda gestão se empenha para executar as atividades do PSE com máxima eficiência, sempre em uma parceria maravilhosa com as escolas que nos recebem muito bem, e de fato buscando o objetivo da realização que é promover mais saúde às nossas crianças e jovens. Nossas expectativas para esta edição são as melhores e temos certeza que a execução destas atividades farão diferença na vida dos nossos alunos”, afirmou a coordenadora.

A programação do PSE 2017 segue em Alegrete com ações programadas nas escolas municipais ‘João Jacob de Araújo’ (06/06), ‘Tertuliano Sanches Leal’ (06/06), ‘Antônio Gonçalo’ – Pocinhos (06/06), ‘Francisco Elpídio Ramos’ (07/06), ‘Creche Mãe Maria’ (7 e 8/06), ‘Pedro Cazé’  – Malhada Alta (08/06), ‘Joaquim Pereira’ – Boa Vista (09/06). Todas as atividades são realizadas pela manhã, tarde e noite, de acordo com os turno oferecidos em cada escola.

Confira as imagens deste primeiro dia:

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.