Banner topo – Estado Piauí Banner ZapNet – Topo Banner topo – Rede Brasil Aluguel de Carros
Rede Brasil

Piauí instala a maior usina de energia fotovoltaica da América Latina

em 10 de agosto de 2017

O Piauí vem se destacando nos últimos anos na atração de empreendimentos voltados à geração de energia renovável, a exemplo das eólicas. Agora, o estado dá mais um importante passo nesse sentido, com a instalação do Parque Solar Nova Olinda, da Enel Green Power Brasil. A usina está localizada no município de Ribeira do Piauí, a 377 quilômetros de Teresina, na microrregião do Alto Médio Canindé.

No último mês a Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Piauí (SEMAR) fez a entrega das Licenças Ambientais de Operação para a usina fotovoltaica e da linha de transmissão de 500 KV da Nova Olinda – São João do Piauí/Ribeira do Piauí, para Alexandre Bittar, especialista ambiental da empresa.

“O Piauí tem o compromisso de buscar a cada dia, o desenvolvimento, com a geração de mais emprego e renda. A Semar fez um esforço para liberar em tempo recorde, em apenas três meses, as licenças de operação, tanto do parque como da linha de transmissão que interliga essa unidade de geração de energia à subestação de São João do Piauí. Entendemos que um empreendimento deste porte é de suma importância para alavancar o nosso desenvolvimento, além de nos colocar em posição de destaque entre os estados geradores de energia renovável. Este é o maior empreendimento de energia fotovoltaica da América latina”, afirma o superintendente de Meio Ambiente da Semar, Carlos Moura Fé.

A usina é composta pelos subparques 08, 09, 10, 11, 12, 13 e 14, que estão organizados em quatro Sociedades de Propósito Específicos (SPEs) para efeito de regulação: Enel Green Power Nova Olinda B Solar S.A; Enel Green Power Nova Olinda C Solar S.A; Enel Green Power Nova Olinda Sul Solar S.A e Enel Green Power Nova Olinda Norte Solar S.A. Cada SPE constituída é composta por um ou dois subparques do Complexo Solar Fotovoltaico Nova Olinda.

A instalação abrange uma área de 690 hectares, com capacidade instalada total de 290 MW e vai gerar aproximadamente 600 GWh por ano, o suficiente para atender às necessidades anuais de consumo de energia de cerca de 300 mil lares brasileiros, evitando a emissão de aproximadamente 350 mil toneladas de CO2 para a atmosfera.

A Enel ganhou o leilão da energia solar realizado em agosto de 2015. O investimento é da ordem de US$ 300 milhões. O Parque Solar Nova Olinda está em uma área com altos níveis de radiação solar e vai contribuir de forma significativa para atender a crescente demanda de energia do país.

 

Fonte: Meio Norte/Com informações do Ambienteenergia

8 Comentários

  1. Heitor Folgierini disse:

    Glórias a DEUS por este Projeto! Sugiro que parte seja aplicada aí no Estado, e que haja um Projeto Socio-profissionalizante aos Moradores da região aonde está instalada.

  2. Francisco José disse:

    Parabéns a iniciativa privada por este investimento, pena que toda energia produzida seja vendida e ao Estado do Piauí o gerador de tudo não fique com nenhum centavo.

  3. Mauricio Cestari disse:

    Muito interessante, não polui, mas ocupa espaço para implantação. Será que seria possível utilizar a área sob as placas para agricultura?
    Imaginaram quantas usinas desta seriam construídas se não houve o roubo na Petrobras?

  4. Luiz Guilherme disse:

    Faltou apenas indicar a fonte da foto na introdução e explicar que é apenas ilustrativa e não é no Piauí.

  5. Luciana Gomes de Jesus disse:

    Boa noite que bom nosso Piauí construirá essa de grande porte é muito para a nossa energia ficar melhor .

  6. Alexandre mota esteves disse:

    Teria que ter mais fábricas de placas solares no Brasil inteiro e em cada estado da federação uma mega usina como essa !! Rio de Janeiro , São Paulo , Minas , todos os estados do sudeste deveriam ganhar uma dessas !! A livre compra e venda de energia poderia estimular ainda mais essa energia , assim como um maior número de energias aeólicas !!

  7. Ozinaldo disse:

    Isso é muito bom para o nosso piaui que tá dando mais um passo para o futuro!!

  8. IRINEZ MARIA DE JESUS SILVA disse:

    QUE PENA QUE GERA ESSE TANTO DE EMPREGO. E MUITO POUCOS PIAUIENSE SÃO EMPREGADOS A MAIORIA SÃO OBRIGADOS A SAIR DO SEU ESTADO PARA TRABALHAR FORA E OS POUCOS QUE EMPREGA E SÓ QUANDO TÁ TERMINANDO TRABALHA 30 DIAS E MANDA EMBORA QUE ACABOU A OBRA ISSO NINGUÉM VER,SÓ SABE POSTAR AS MELHORIAS OS BENEFÍCIOS,MAIS O DESEMPREGO NINGUÉM LEMBRA.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.