Banner topo – Estado Piauí Banner ZapNet – Topo Banner topo – Rede Brasil Aluguel de Carros
Rede Brasil

Em Bocaina, médico Dr. Pedro Otacílio é agraciado com titulo de “Cidadão Bocainense” pela Câmara de vereadores

Admirado por autoridades da região e colegas de profissão, o homenageado era um grande amigo pessoal e companheiro de trabalho, do também médico Dr. José Luiz de Barros (in memoria), ex-prefeito de Bocaina que tinha como desejo conceder a honraria ao Dr. Pedro.

em 08 de setembro de 2017

O ex-prefeito de Alagoinha do Piauí, Dr. Pedro Otacílio de Sousa Moura, recebeu na tarde desta sexta-feira (8/9), na cidade de Bocaina, uma das mais altas honrarias oferecidas pelo município, o título de ‘Cidadão Bocainense’.

A sessão extraordinária foi marcada após o presidente da Câmara Municipal, vereador Luzimar Barros, levar aos demais legisladores a proposta do título, que aprovaram a honraria por unanimidade, em reconhecimento a atuação dedicada e atenciosa do clínico geral e anestesista Dr. Pedro Otacílio junto aos munícipes de Bocaina, sendo hoje um dos médicos mais queridos pela população.

Admirado por autoridades da região e colegas de profissão, o homenageado era um grande amigo pessoal e companheiro de trabalho, do também médico Dr. José Luiz de Barros, ex-prefeito de Bocaina que faleceu em março de 2016, vítima de infarto, e que tinha como desejo conceder a honraria ao Dr. Pedro.

Referência para os profissionais, Dr. Pedro Otacílio tem feitos que marcaram sua carreira na medicina, como a incrível realização de 100 mil anestesias, todas com sucesso. Em Bocaina, o médico fez a primeira cirurgia no Hospital Luis Josino de Barros, e por tanta ações de medicina realizada com humanização, o profissional, conhecido pela disponibilização tremenda aos amigos e pacientes, já recebeu outras homenagens, como: ‘Funcionário destaque’ pelos servidores do Hospital Regional Justino Luz de Picos na categoria médica; também escolhido pelos servidores do HRJL, foi eleito o ‘servidor exemplar 2003’; título de ‘cidadão alagoense’; prêmio ‘Marcas Vitoriosas’ como ‘Melhor médico de Anestesia e Clinica Médica 2017’; título de ‘cidadão jaicoense’ dentre outros.

Emocionado, Dr. Pedro Otacílio agradeceu as autoridades presentes, aos amigos, familiares, populares e todos que reconhecem seus esforços na medicina, bem como aqueles que o ajudaram a traçar o caminho de sucesso como médico, em especial sua esposa Hortalina Bezerra, “uma mulher de fibra, que trabalha muito e também me apoia em todas as horas da minha vida”, descreveu.

Em discurso, Dr. Pedro, que iniciou a vida médica em 1983, fez um resumo de sua longa trajetória na região ao lado de outros profissionais que dividiram os serviços prestados ao povo, destacando lições aprendidas junto dos companheiros mais velhos e também a caminhada traçada até hoje, com pessoas que, segundo ele, gostam de trabalhar de maneira correta, lutando na construção de cidades melhores. Funcionário do Estado do Piauí e Pernambuco, o anestesista relatou sua total dedicação à profissão.

“Nunca, em momento algum na minha vida profissional eu me neguei a atender alguém que me procurasse. Mesmo morto de cansado, às chegava em casa, não dava tempo nem de almoçar, nem de tomar um banho e voltava para o Hospital Regional. As mais de 100 mil anestesias, foi trabalho construído com muita luta, muito sacrifício. E cada pessoa dessa que passou por minha mão, que eu tive o prazer e a felicidade de atender, foi recebido com muito carinho, muito amor e muito zelo. Independente, do pobre ao rico, do branco ao negro, daquele que me pagam pelo serviço e daqueles que não me pagam, o meu zelo é igual com todos”, garantiu o médico.

Em agradecimento especial, o homenageado destacou orgulho do amigo e ex-prefeito ‘Zé Luiz’ (in memoria), identificando-o como exemplo de dedicação ao trabalho e ao município de Bocaina, lembrando os esforços para equipar o hospital local e realizar a primeira cirurgia na cidade. “Zé Luiz era como eu, trabalhava incansavelmente. Fazia da medicina o seu trabalho com muito amor e muita alegria, não tinha hora para trabalhar”.

Feliz, Dr. Pedro afirmou continuar os trabalhos pelo povo de Bocaina, redobrando a atenção após tamanho reconhecimento representado na homenagem. “Agradeço por esse título que muito me honra e que me enche de alegria, aumentando ainda mais a minha responsabilidade e o meu compromisso com o povo desta terra”.

CURRÍCULO

Casado com a senhora Hortalina de Sá Bezerra Moura, tem quatro filhos: Pedro Otacílio de Sousa Moura Junior, Priscilla Bezerra Moura, Patrício Henrique Bezerra Moura e Paulla Fernanda Bezerra Moura.

O homenageado, hoje com 60 anos, iniciou sua vida na medicina em 27/07/1983, formado pela Universidade Federal do Pernambuco (Recife). Em 2006, concluiu a pós-graduação de Especialização em Medicina Intensiva (U.T.I.) pela Universidade Estadual do Piauí; em 2007, concluiu, em Minas Gerais, sua pós-graduação Lato Sensu em Cardiologia; tendo no currículo acadêmico a residência médica em anestesiologia no Hospital das Clínicas (UFPE – Recife) e a pós-graduação em Cardio-geriatria.

Dentre a vasta experiência, Dr. Pedro Otacílio já foi coordenador do HRJL em Picos; diretor da Unidade de Saúde de Monsenhor Hipólito; diretor da Unidade de Saúde Salomão Caetano em Alagoinha do Piauí; diretor clínico do HRJL em Picos; prefeito de Alagoinha do Piauí e médico do PSF no mesmo município.

Das qualificações, o curso de Traumatologia de Urgência pelo Hospital da Restauração do Recife – PE; curso de aplicações do ultrassonografia como meio de diagnóstico, pela Sociedade dos Internos dos Hospitais do Recife – PE; curso de realizações Cardio-respiratoria pelo Hospital Agamenon Magalhães no serviço de anestesiologia; curso teórico prático de ultrassonografia em ginecologia e obstetrícia; curso teórico prático em ab. Total e transvaginal; e curso teórico prático em eletrocardiologia clínica.

Participou ainda do curso de suporte avançado da vida em cardiologia, em São Paulo – SP; curso de capacitação em administração hospitalar no Hospital dos Servidores do Rio de Janeiro – RJ; e participou também do Simpósio de Educação Cooperativista da Unimed Picos – PI, no ano de 2002.

AUTORIDADES HOMENAGEIAM DR. PEDRO OTACÍLIO

Dentre os vários presentes, diversas autoridades discursaram prestigiando o Dr. Pedro Otacílio.

O atual prefeito de Bocaina, Dr. Erivelto Barros, que também expressava o desejo de homenagear o anestesista, relatou a honra de ser o atual prefeito neste momento de recepção à um filho ilustre bocainense. Citando exemplo recente, o prefeito, colega de plantão, relatou o lado humanista de Dr. Pedro e o desejo imenso, em situações adversas, de atender à todos os pacientes com a maior qualidade e rapidez possível.

“Quero dizer que nada mais merecedor lhe ceder esse título, e como já foi falado aqui, o orgulho é nosso, filhos de Bocaina, ter um irmão do seu porte, do seu nome, estar hoje a dizer que você é um filho bocainense. Quero lhe dizer o quão importante você é para nossa cidade. Saiba que este nobre colega médico está à sua disposição dentro da profissão e na política”.

Compartilhando

Presente à cerimônia, também enalteceu o homenageado, o Dr. Josinaldo Barros.

“Essa Câmara tomou uma atitude de bastante relevância para a nossa cidade, certamente é uma honra ter Dr. Pedro Otacílio como conterrâneo. Do ponto de vista médico, convivo com Dr. Pedro há bastante tempo, caminhamos juntos em várias e várias situações, e do ponto de vista médico temos Dr. Pedro como uma referência na medicina, não só da região de Picos, como do Piauí e do Brasil. É um médico que pode se apresentar em qualquer unidade hospitalar brasileira que estará em nível internacional, em nível de debater e proceder em qualquer situação”.

Relatando felicidade pela entrega do título, o vice-prefeito de Bocaina, Teodorinho, também discursou durante a cerimônia.

“Este projeto é um reconhecimento dos filhos bocainenses, pelo seu desenvolvimento, sua educação, sua preocupação, dedicação ao povo bocainense. Pois nós temos a honra de ter o senhor, Dr. Pedro Otacílio, ao nosso lado. Temos certeza que com essas mãos, junto ao saudoso Dr. José Luiz Barros, já salvaram muitas vida de Bocaina e da região de Picos. Bocaina está de parabéns em você junto conosco!”

O vice-prefeito de Picos, Edilson Carvalho, fez questão de estar presente na solenidade.

“Acredito que ‘Zé Luiz’ está satisfeito, está nos olhando. Pois você realmente dignifica esse município e fez por merecer esse título (…) Você não é só um médico, você é humanista. É daquele médico que faz o bem sem olhar a quem. Não se preocupa com o lado social da pessoa, ele olha o ser humano. Bocaina está de parabéns. A cidade fica mais rica, mais experiente e agradecida”.

Além das autoridades já citadas, também participaram do momento diversos vereadores, prefeitos, lideranças políticas e médicos da região como: os 9 membros da Câmara de Vereadores de Bocaina; Maria dos Remédios Leal (PP), Ronyvon Silvino de Sousa (PT), Domingos Savis de Macêdo (PP), Lianaldo Luz Leão (PSB), Vando Sampaio Vieira (PSB), Cleidison Rocha de Araújo (PR), Luzimar Luiz de Barros (PRTB), José Marques Filho (PSB) e Antônio Filho de Sousa (PSB).O ex-prefeito João Deolino (Alagoinha do Piauí); ex-vereador Janilson Sobrinho (Alagoinha do Piauí); ex-prefeito Timá (Monsenhor Hipólito); prefeito Luiz José Barros (Francisco Santos); dentre outros.

Veja as imagens

 

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.