Banner topo – Rede Brasil Aluguel de Carros Banner topo – Estado Piauí Banner ZapNet – Topo
Rede Brasil

Com o tema ‘desafios para a educação de surdos’ redação do Enem pegou muitos estudantes de surpresa

em 05 de novembro de 2017

 

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017 teve questões de humanidades com muita carga de leitura e exigiu dos candidatos conhecimentos de história, geografia, filosofia e sociologia da Antiguidade até atualidades como a usina de Belo Monte, na Região Norte do Brasil.

O candidato Luis Felipe, que está fazendo o Enem para o curso de Economia, disse que caíram questão de Belo Monte, perguntando sobre o impacto das populações indígenas da Amazonia. E questões consideradas difíceis como a da vida do pintor espanhol Pablo Picasso e do filme com o ator Wagner Moura.

“Fiquei surpreso com essas questões sobre o parque e o pintor, mas gostei da redação que é um tema simples”, declarou Giovana Oliveira, que esta fazendo o Enem para o curso de Geografia.

Redação do Enem proíbe desrespeito aos direitos humanos

Assim como defendia o Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou que quem desrespeitasse na prova de redação os direitos humanos tirava zero na prova, a própria folha da redação  do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no caderno de provas de linguagem e suas tecnologias e ciências humanas, informava que quem desrespeitasse os direitos humanos zerava a prova.

Os candidatos de Teresina disseram que a prova do Enem de domingo (05), foi bastante densa com questões sobre violência contra a mulher e participação das mulheres em cargos de direção de empresas e nas questões de tecnologia pedia a interação dos estudantes.

A estudante Floriza Lima, disse que a prova do Enem informava que a Libras era a segunda língua mais usada no Brasil e essa informação não estava no texto de introdução da redação e pedia conhecimentos sobre Fernando Pessoa e Clarice Lispector.

Estudantes não sabiam que o primeiro dia do Enem era o da redação

Alguns estudantes que foram fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Teresina não sabiam e ficaram surpresos com o fato de a primeira prova seja a de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias porque nos exames anteriores a prova de redação era aplicada sempre no segundo dia do exame.

Pouco depois do início da prova, às 13h30 pelo horário de Brasília, o Inep divulgou o tema da redação: “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. Os candidatos só podem deixar os locais de prova a partir de 15h30.

Estudante do Curso de Economia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Adriano Cardoso Fontenele, que foi fazer prova do Enem no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Piauí (IFPI), afirmou que estava certo que a prova de redação seria no dia 12 de novembro, o segundo dia do exame.

“Eu achava que a prova da redação será no segundo dia das provas, mas acho que dependendo do tema farei uma boa redação , mas foi uma surpresa” , declarou Adriano Fontenele.

Adriano Fontenele (Crédito: Efrém Ribeiro)
Adriano Fontenele (Crédito: Efrém Ribeiro)

A estudante Sílvia Regina, que tenta uma vaga para o curso de Pedagogia, disse que ficou surpresa com a mudança. “Me pegou de surpresa, mas é melhor assim porque a Redação não será mais um problema para o segundo dia do exame. Eu gostei”, afirmou.

Os portões dos locais de aplicação das provas em Teresina foram abertos às 11h da manhã, porque o Piauí não está incluído no horário de verão.

Silvia Regina (Crédito: Efrém Ribeiro)
Silvia Regina (Crédito: Efrém Ribeiro)

Alguns cursos preparatórios ao Enem estão oferecendo água mineral para os candidatos por conta das altas temperaturas registradas em Teresina.

A estudante Gabriela Beatriz, que disputa uma vaga para o curso de Nutrição, levou quatro garrafas de água mineral para consumir durante a prova. “O calor está muito intenso e eu preciso me hidratar é preciso bebeu água porque mastigo chicletes para controlar minha ansiedade “, falou Gabriela Beatriz.

Gabriela Beatriz (Crédito: Efrém Ribeiro)
Gabriela Beatriz (Crédito: Efrém Ribeiro)
Portões do IFPI foram abertos às 11h da manhã (Crédito: Efrém Ribeiro)
Portões do IFPI foram abertos às 11h da manhã (Crédito: Efrém Ribeiro)
Fonte: Meio Norte

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.