Banner topo – Rede Brasil Aluguel de Carros Banner topo – Armazém do povo Banner Topo -Virtex Telecom
Rede Brasil

Com falta de professores, UESPI terá 900 vagas a menos no próximo Sisu

Mais de 583 disciplinas também não serão ofertadas em diversos cursos na instituição durante o período 2018.2. A carência no número do quadro professores da universidade é o principal motivo para os cortes realizados

em 05 de setembro de 2019

Pelo menos 900 vagas a menos serão ofertadas pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi) no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020.1. Foi o que afirmou o diretor da Associação dos Docentes do Ensino Superior do Piaui (Adcespi), Antônio Dias, em entrevista ao OitoMeia, nesta quinta-feira (05/09). Em média, o maior campus estadual do Piauí costuma ofertar até 3 mil vagas a cada semestre para seleção de novos universitários.

Universidade Estadual do Piauí (Foto: Divulgação)

“Ainda não é oficialmente, mas a reitoria da Uespi está anunciando que serão 900 vagas a menos no Sisu do próximo ano. Já ouvi do reitor e pró-reitor que será um número próximo. A razão especial é por conta da realização do concurso para professores efetivos e substitutos da universidade”, explicou.

Segundo Dias, mais de 583 disciplinas também não serão ofertadas em diversos cursos na instituição durante o período 2018.2. A carência no número do quadro professores da universidade é o principal motivo para os cortes realizados pela administração superior da Uespi, garante o diretor.

“Se um estudante tem cinco disciplinas ofertadas durante o período, esse número cairá para dois. Elas serão ofertadas posteriormente, é claro, mas os alunos são prejudicados, pois terminarão em seis anos um curso que fariam em quatro”, alertou.

De acordo com o sindicalista, a diminuição na oferta de vagas no maior campus estadual do estado é uma tentativa de minimizar a carência no número de professores. “Se ofertarmos 900 vagas no Sisu a mais, o número de disciplinas que não serão ministradas sobe para dois mil. Então, a decisão de diminuir o número das vagas é uma tentativa de minimizar essa situação de disciplinas sem professores”, pontuou.

SINDICATO QUER NOVO CONCURSO

Nesta quinta-feira (05), o secretário de Administração do Piauí, Merlong Solano, marcou uma reunião com a classe para discutir a realização de concurso para renovação do quadro de professores para a Uespi. Antonio Dias pontuou que o Governo afirma que um novo certame não pode ser realizado, devido a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

A classe diz entender a situação, mas exige que um concurso para professor substituto seja realizado como meio de amenizar os cortes nas vagas.

O QUE DIZ A UESPI

A assessoria da Uespi confirmou ao OitoMeia que pelo menos 500 disciplinas ofertadas pela universidade estão sem professores. No entanto, afirmou que não há informações oficiais de que a Uespi deixará de oferecer 900 vagas no próximo Sisu. A administração tem até o dia 10 de setembro para concluir a proposta para as ofertas de seleção no próximo ano. De acordo com a assessoria, essa proposta está sendo feita junto à Secretaria de Administração e seguirá a capacidade orçamentária do estado.

Fonte: OitoMeia

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.