Banner topo – Armazém do povo Banner Topo -Virtex Telecom Banner Estado do Piaui

Vereadora denuncia indústria de diplomas de especialização no Piauí

A vereadora Graça Amorim (PTB) denunciou na tribuna da Câmara de Teresina uma indústria de diplomas de especialização no Piauí.

em 27 de novembro de 2015

A vereadora Graça Amorim (PTB) denunciou na tribuna da Câmara de Teresina uma indústria de diplomas de especialização que teria motivado a suspensão do concurso dos cartórios, que estava em sua última fase. No dia 12 de novembro, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) orientou o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) a não convocar os candidatos para a prova de títulos até sair uma decisão sobre a quantidade de pontos permitidos nessa etapa.

Vereadora denuncia indústria de diplomas de especialização no Piauí

A parlamentar disse que recebeu um dossiê com casos absurdos. Ela relatou o caso de uma pessoa que, em seis meses concluiu de dez a 20 cursos. “Recebi um dossiê de denúncias que explicitavam casos absurdos. Gente que em 6 meses concluiu de 10  a 20 cursos de especialização e apresentou certificados comprovando isso, deixando claro que existe uma indústria de expedição de diplomas de especialização no Piauí. É difícil uma pessoa concluir uma especialização em seis meses, imagine 20”, denuncia a petebista.

A vereadora é a favor da suspensão do certame pela Comissão Organizadora que, segundo ela, ao observar a quantidade exagerada de certificados de especialização, alterou o edital.

“A limitação de títulos acadêmicos é básica em todos os editais de concurso. A comissão agiu com justiça, moralidade e razoabilidade. Não é justo que um candidato, por exemplo, que estava na 335ª posição, passasse para a 82ª após apresentar um calhamaço de certificados. Do jeito que estava quem tinha especialização podia ter mais ponto do que um mestre ou doutor, uma desvalorização da carreira acadêmica e um verdadeiro incentivo ao mercado ilícito de vendas de certificados”, destacou Graça Amorim.

A parlamentar disse ainda que iria acionar a Ordem dos Advogados do Piauí (OAB-PI) solicitando providências no sentido de retomar os trâmites do concurso público. “Estou exercendo o controle social, que é direito de todo cidadão. Fico preocupada que essa suspensão do concurso se estenda muito, até a aprovação da PEC dos Cartórios, o que seria uma grande perda para os candidatos e para a democracia”, finalizou

A PEC dos Cartórios efetiva os responsáveis e substitutos que assumiram cartórios sem concurso público até a Constituição de 1988.

Fonte: Cidade Verde

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.